72ª Soea: Sistema Confea/Crea e Mútua ‘veste’ a camisa da equidade de gênero

A coordenadora do Fórum Equidade de Gênero do Sistema Confea/Crea e Mútua, a vice-presidente do Confea  eng. eletric. Ana Constantina, ao abrir os trabalhos do grupo na tarde dessa quinta-feira (17), em Fortaleza (CE), instigou os presidentes do Confea, do Crea-CE e da Mútua, eng. civ. José Tadeu da Silva, eng. civ. Victor Frota Pinto e eng. civ. Paulo Guimarães, respectivamente, a ‘vestirem’ a camisa da equidade de gênero, entregando a essas lideranças a vestimenta alusiva ao Fórum. A vice-presidente, contudo, explicou que o movimento já tem total apoio dos três presidentes, agradecendo José Tadeu pela iniciativa de indicá-la ao cargo no Confea, marcando assim, na história do Sistema, a condução da primeira mulher à vice-presidência da Autarquia. Ana Constantina também parabenizou o engenheiro civil por sempre pautar nas reuniões e eventos nacionais do Sistema o tema equidade de gênero.

O presidente da Mútua, Paulo Guimarães, parabenizou Ana Constantina por levantar essa bandeira da equidade de gênero e enfatizou a presença das mulheres no quadro diretivo da Instituição. “Na Mútua não aceitamos nenhum tipo de discriminação. Além disso, sempre contamos com a presença expressiva das mulheres como diretoras regionais das nossas Caixas. Vou levar a proposta para que a Mútua também faça parte do Fórum de Equidade aos demais diretores executivos, pois essa é uma luta fundamental”, afirmou.

Sob os olhares atentos de cerca de 150 pessoas presentes à reunião, entre homens e mulheres, a vice-presidente do Confea ainda detalhou fatos históricos e pesquisas relativas à participação da mulher na política, no Sistema Confea/Crea e Mútua e na área tecnológica. Os dados apresentados apontam que dos mais de 1,3 milhões de profissionais inscritos nos Creas, apenas 14,13 são mulheres. “Não me apego ao que não temos. Prefiro trabalhar para mudar as situações”, disse Ana Constantina, ao citar duas propostas que serão apresentadas ao Plenário do Confea para fortalecimento do grupo da equidade de gênero: que o Fórum seja revertido em uma Comissão Temática – o que possibilitará maior espaço e tempo para as diversas discussões pertinentes – e que, ao se eleger as delegações para o próximo Congresso Nacional de Profissionais (CNP) se estabeleça que a cada dois delegados homens também seja eleita uma delegada mulher.

O presidente do Confea, José Tadeu, falou da satisfação em participar do encontro e revelou que se sente agradecido por ter tido a oportunidade de colocar uma mulher na vice-presidência do Confea, após 82 anos de criação do Sistema. “Não tive dúvidas ao indicar a conselheira Ana Constantina para o cargo. Sei da sensibilidade das mulheres e sempre aprendo muito com elas. É inaceitável que no século 21 ainda temos discriminação e inconcebível que apenas 7% dos cargos de gerência e chefia nas empresas sejam ocupados por mulheres e que elas só ganhem 70% do salário dos homens. Vamos detectar e combater esses pontos para fazer com que o mundo seja mais justo, fraterno e humano”, afirmou ele.

Ponderando que cerca de 90% dos cargos ligados à presidência do Crea-CE passaram a ser ocupados por mulheres quando assumiu o posto de presidente da Autarquia regional, Victor Frota, presidente do Crea-CE, enfatizou sua percepção a cerca das profissionais: “Elas são leais e muito competentes”. Finalizando, Victor Frota colocou o Crea-CE à disposição do Fórum para ações de fortalecimento do grupo.

As atividades do Fórum de Equidade de Gênero compuseram a programação da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que é realizada na capital cearense, até sexta-feira (18). Norteado pelo tema “O Confea como agente propulsor de Equidade de Gênero na Área Tecnológica”, o encontro integrou palestras diversas sobre variados assuntos, como a experiência do Governo Federal com o programa pró-equidade de gênero, o papel da mulher na extensão rural e o papel da mulher na inovação tecnológica.

Outros dados repassados pela coordenadora do Fórum

Mulheres no Congresso:

– 16% no Senado

– 13% Câmara dos Deputados

– 11% Assembleias Legislativas

– 10% Câmaras de Vereadores

Mulheres no Sistema:

1982 – Primeira mulher no Plenário do Confea (Laura Machado Ramos)

1994 – Primeira presidente de Crea (RN – Zélia Maria Juvenal dos Santos)

2007 – Primeira técnica industrial como conselheira federal

2014 – Assinatura do Termo de Compromisso com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

2015 – Primeira vice-presidente do Confea (Ana Constantina Sarmento).