Confea homologa registro da Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais no Plenário do CREA-PB

Na sexta-feira (24), durante a Sessão Plenária nº 1538, os conselheiros federais aprovaram processos da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), que validaram o registro de 13 instituições de ensino e de 11 entidades de classe. Dentre elas, a Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais (APEAMB). Com essa homologação, a entidade está habilitada a indicar representantes para compor o plenário do Crea-PB e a estabelecer parcerias, como define a Resolução n° 1070/2015, do Confea.

Na prática, os engenheiros ambientais terão uma representação formal e efetiva no colegiado decisório do Regional através da indicação de conselheiros. O presidente em exercício do Crea-PB, Eng. de Minas Luís Eduardo Chaves, afirma que o Conselho recebeu com alegria a decisão plenária do Confea, através da qual, a partir de 2021, a APEAMB poderá integrar o Plenário. “Aumentar e diversificar a representação das categorias profissionais é etapa fundamental para fortalecermos o nosso sistema profissional e atendermos essas categorias com mais assertividade”, comenta.

Para a presidente da  APEAMB, Engª Amb. Kátia Lemos, além de um grande passo para a representatividade dos engenheiros ambientais, o registro trará outros benefícios para a categoria. “Avançamos em prol de conseguirmos nossa Câmara própria e os profissionais poderão ajudar sua entidade ao inserir o código de entidade de classe na ART-Anotação de Responsabilidade Técnica no momento de seu preenchimento, no qual poderemos reverter para capacitação profissional e fortalecimento da APEAMB”, afirma.

Plenário e Conselheiros do Crea-PB

O Plenário é a reunião colegiada dos 43 conselheiros regionais, representantes das entidades de classe e instituições de ensino registradas no Crea. Além de deliberar sobre assuntos de interesse da categoria, o Plenário aprecia, em segunda instância administrativa, os processos de registro, de fiscalização e de ética. Os conselheiros também compõem as Câmaras Especializadas, responsáveis por julgar em primeira instância os assuntos de fiscalização e infrações do código de ética profissional, além dos pedidos de registro e outras demandas.

*Jorn. Grazielle Uchôa (Assessoria de Comunicação do CREA-PB)