Crea e Iphaep lançam projeto “Memória Edificada”

Um dos estados mais antigos do Brasil, a Paraíba convive com as grandes e modernas edificações verticais, por um lado, e com históricas construções seculares, por outro. Preocupados com a situação dos imóveis que compõem o patrimônio cultural paraibano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) lançam, a partir de agosto, o projeto “Memória Edificada”.

Atualmente, 14 municípios têm Centros Históricos tombados ou cadastrados pelo Iphaep. Muitos deles, estão em situação de abandono e degradação. Por isso, os dois órgãos farão, mensalmente, atividades conjuntas em imóveis que tenham sua estrutura física visivelmente comprometida e que se  encontram dentro da área de proteção e preservação cultural do Estado da Paraíba.

Imagem: Divulgação PBtur
Centro Histórico de João Pessoa| Imagem: Divulgação PBTur

O Crea constituirá uma comissão multidisciplinar de Engenharia, formada por profissionais voluntários e pela equipe de fiscalização do Conselho, para realizar vistorias nos imóveis. A comissão remeterá os laudos e relatórios ao Instituto que, a partir do diagnóstico técnico, fará o planejamento de recuperação das construções. No mês de agosto, serão três imóveis: uma casa no centro de João Pessoa, outra na zona rural de Pilar e um casarão colonial também em Pilar. As edificações apresentam fissuras internas e externas, vegetação invasora e trincas em componentes estruturais.

Segundo o presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, serão feitas avaliações técnicas em cada um dos prédios para avaliar condições e soluções de maneira individualizada e precisa. “Os profissionais realizarão a inspeção predial, avaliando o estado geral da edificação e dos seus sistemas construtivos, observando os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança e estado de conservação”, explica.

Diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo lembra que o projeto é fruto de um Termo de Cooperação Técnica, assinado em novembro do ano passado, durante a IV Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba. “A partir da formalização da cooperação, estabelecemos atuações técnicas conjuntas em benefício da proteção do patrimônio cultural do estado, por meio de fiscalizações. Agora, vamos ampliar essa parceria numa atuação quanto a identificação de danos que afetam a estrutura dos imóveis dentro da área protegia pelo Iphaep, inclusive análise de instalações elétricas. Esse trabalho realizará um diagnóstico técnico para auxiliar no planejamento da recuperação desse imóvel de valor cultural. Uma contribuição importante e qualificada entregue pelo Conselho Regional de Engenharia sem nenhum custo aos proprietários desses imóveis” ressalta.

Aragão também destaca a importância da parceria: “Nós nos juntamos a essa luta por compreender que um povo que não protege e preserva a sua memória, através da cultura ou das edificações, jamais será grande. Nós jamais seremos uma grande nação, com bases sólidas para um desenvolvimento futuro, sem nos preocuparmos com o que temos de legado dos nossos antepassados”, pontuou.

Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação do Crea-PB