Crea participa de ações preventivas contra Aedes aegypti em parceria com o MPT

A gerência de Fiscalização do Crea-PB participou, em parceria com Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT), nesta quarta-feira (29), de ações educativas, de orientação e visitas domiciliares em prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika vírus.

A concentração das atividades foi em frente à sede da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), na Rua Almirante Barroso, 234 – Centro. Durante a programação das ações, foram realizados controle químico, através da aplicação de larvicida, identificação e eliminação dos focos em residências e espaços públicos e abordagens de empresários e residentes da região, para orientação sobre métodos preventivos para o controle do mosquito.

O gerente de Fiscalização do Crea, Antônio César, e o sub-gerente do setor, Juan Ébano, representaram o Conselho. De acordo com os servidores, a integração do Crea ao mutirão nacional contra a proliferação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é natural, já que o Regional investe em uma atuação cidadã.

Antônio César alertou ainda para  o fato de que empresas que fazem o controle de vetores e pragas urbanas, para atuarem legalmente, devem possuir registro no Crea-PB e ainda um responsável técnico, que é o profissional habilitado pelo Conselho, para prestar serviços dessa natureza. Segundo o gerente de Fiscalização, com a proliferação das doenças causadas pelo Aedes, muitas pessoas têm recorrido a empresas sem saber sua procedência, enquanto, do outro lado, muitas pessoas têm se aproveitado disso para atuar ilegalmente com os serviços de dedetização.

Além do Crea, cerca de 50 Agentes de Saúde Ambiental (ASA) e técnicos da SMS estiveram envolvidos na ação, que conta também com a parceria do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

Ascom Crea-PB

com informações Ascom PMJP/Saúde