Crea-PB fiscaliza estrutura da Festa da Luz

Nesta segunda (27) e terça-feira (28), a fiscalização do Crea-PB vistoriou a estrutura da tradicional Festa da Luz, em Guarabira. As festividades, que têm início amanhã (29), contam com vários serviços de atribuição exclusiva de profissionais e empresas de Engenharia, por isso, o Crea enviou o Agente Fiscal Isaac Nascimento para averiguar a responsabilidade técnica desses serviços.

Foram fiscalizadas a Montagem das Estruturas Metálicas dos dois Palcos e das Estruturas de Fechamento do Evento (Muros) por parte de um Profissional da Eng. Mecânica; Montagem dos Camarotes e o Sistema Combate a Incêndio e Pânico completo da festa, de responsabilidade de dois profissionais da Eng. Civil; A parte de Sonorização, Iluminação, Aterramento As-Built, Grupo Gerador, Entrada de Energia, Câmeras de Monitoramento  foi realizada por um profissional da Eng. Elétrica, enquanto a Entrada de Energia, Grupo Gerador e a Montagem dos Equipamentos Eletromecânicos  dos Parques de Diversões foi de responsabilidade técnica de um Eng. Eletricista.

Segundo Isaac, foram dois dias de fiscalização. O primeiro foi de coleta de dados, na Prefeitura de Guarabira, em relação aos contratos das empresas ganhadoras da licitação referente à Festa da Luz. Nesta etapa, foi feita a verificação da regularidade dos registros das empresas e seus profissionais junto ao Crea, bem como pesquisa das Anotações de Responsabilidade Técnica. No dia seguinte, o Agente Fiscal Isaac Nascimento realizou a fiscalização in loco.

Para o fiscal, a fiscalização orientativa realizada pelo Crea tem surtido efeitos e os gestores, empresas e profissionais têm tido cada vez mais consciência sobre a importância da responsabilidade técnica. Isso porque houve um decréscimo significativo no número de autuações realizadas neste evento em relação a 2019. “Diferente da fiscalização do ano passado, onde lavrei vários Autos de Infração, este ano, houve apenas um Auto de Infração, e que já foi regularizado horas depois”, comenta Isaac.

*Grazielle Uchôa – Assessoria de Comunicação Crea-PB