Crea-PB integra GT para padronizar procedimentos de segurança em indústrias

Nesta quarta-feira (23), a Gerência de Fiscalização do Crea-PB participou de reunião junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba e engenheiros de segurança do trabalho de indústrias e usinas do Estado. O objetivo foi constituir Grupo de Trabalho para elaboração de procedimentos operacionais de segurança nessas empresas, no que diz respeito às máquinas e equipamentos, caldeiras, vasos de pressão, tubulações e trabalhos com inflamáveis.

De acordo com o Gerente de Fiscalização do Conselho, Antonio César, a reunião possibilitou a aproximação das empresas com os órgãos, que poderão dialogar sobre o atendimento às normas. “Além disso, a parceria entre Crea e SRTE proporcionará uma fiscalização inteligente. A convocação dessas empresas foi possível, por exemplo, porque nós repassamos para a Superintendência uma relação de empresas que trabalham hoje com caldeiras, vasos de pressão, etc.”, comenta.

Segundo Antonio César, com o intercâmbio de informações e a atuação conjunta, também será possível agir de maneira mais efetiva nos casos em que as indústrias não estiverem atendendo às normas. “Quando uma caldeira de uma fábrica em Sousa explodiu, em 2015, deixando mortos e feridos, nossa fiscalização havia estado no local uma semana antes, porém não pôde entrar. Se estivéssemos atuando conjuntamente com o SRTE, talvez aquela tragédia não tivesse ocorrido”, lembra o gerente.

Para Juan Ébano, gerente adjunto de Fiscalização do Crea, essa parceria com o Ministério do Trabalho deve ser fortalecida para benefício e segurança de toda população. Ele conta que está sendo elaborado um Termo de Cooperação, a ser ser firmado entre os dois órgãos. “Após a assinatura, a SRTE vai ter acesso direto ao nosso sistema corporativo, podendo consultar dados e otimizar a sua fiscalização que, por sua vez, provocará o Crea-PB a agir nos casos de não atendimento às normas”, explica.

Uma nova reunião acontecerá no próximo dia 21 de junho, sob a coordenação do auditor fiscal da SRTE, coordenador do GT, Ulisses Freitas de Sousa.