Crea-PB promove Semana Paraibana de Ética

No dia a dia, atitudes como estacionar em local proibido, ficar com o troco dado por engano e furar a fila são consideradas formas antiéticas. Essas pequenas “vantagens”, no entanto, podem indicar a base da corrupção no país. De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Data Popular em 2016, sete em cada dez brasileiros admitem já ter cometido atitudes corruptas em situações cotidianas.

O famoso “jeitinho brasileiro” é apontado por especialistas como um dos motivos do Brasil ter alcançado o 4º lugar entres os países mais corruptos do mundo. Do furo na fila aos grandes escândalos de corrupção que abalam o cenário político-econômico brasileiro, fica evidente que a ética é assunto indispensável em todos os meios sociais.

Pensando nisso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) realiza, de 2 a 4 de maio, a Semana Paraibana de Ética. O evento reunirá, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Areia e Patos, nomes da Engenharia, de outros Conselhos Profissionais, do Poder Legislativo e dos órgãos de controle, debatendo a cultura ética e os mecanismos de controle e fiscalização no serviço público e nas atividades profissionais da área tecnológica.

No dia 2 de maio, data em que comemora-se o Dia Nacional da Ética, tem início a programação em João Pessoa. Na capital, acontecerão três eventos (de manhã, à tarde e à noite), na UFPB, Unipê e Faculdade Maurício de Nassau. Uma das palestras será ministrada pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o engenheiro civil Joel Krüger. O tema da palestra é “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”.

No dia 3, as cidades de Areia (manhã) e Campina Grande (tarde) recebem o evento e contam com palestras dos deputados Raniery Paulino e Daniella Ribeiro, além de outros painéis. Patos fecha a programação da Semana Paraibana de Ética no dia 4, e tem o presidente do Crea-PB, eng. Antonio Carlos de Aragão, como palestrante, abordando “O Comportamento do Engenheiro nos Empreendimentos Públicos”.

O evento é gratuito. Confira a programação completa abaixo.