Curso sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua é oferecido gratuitamente para estudantes e profissionais

Em muitas universidades os conteúdos sobre exercício profissional não são abordados durante o processo de formação ou são discutidos de forma muito superficial. Foi pensando nisso, que a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) em parceria com diversas entidades representativas regionais, prepararam o curso gratuito “Sistema Confea/Crea e Mútua: ART, extensão de atribuição e apoio financeiro”, nos dias 1 e 2 de dezembro, das 18h às 21h, para estudantes e profissionais das áreas de geologia e engenharia geológica, visando apresentar de forma sintética os principais conteúdos ligados ao sistema profissional.

É de suma importância que os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua conheçam mais sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o código de ética, os programas existentes no Sistema, quais as possibilidades e como fazer a extensão das atribuições profissionais, como fazer denúncias éticas ou de exercício ilegal da profissão, quais as funções da Mútua e como acessar benefícios ou mesmo como se candidatar e participar das eleições para as diversas funções representativas. Além disso, as mudanças nas normatizações infralegais realizadas pelo Confea de forma rotineira, alteram mecanismos e procedimentos, tornando necessário atualização dos profissionais sobre tais conteúdos.

O curso tem o objetivo de aprofundar e disseminar informações do Sistema Confea/Crea e Mútua, com apresentações sintéticas e práticas, orientando os profissionais e estudantes sobre itens que normalmente são dúvidas rotineiras em muitos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas).

Programação:

Mesa de abertura

Waldir Duarte Costa Filho, Marjorie Csekö Nolasco, Pablo Souto Palma, Leila Issa Vilaça

O sistema Confea/Crea e as atribuições dos profissionais de geologia

Caiubi Kuhn

Mútua, benefícios reembolsáveis e não reembolsáveis como ter acesso?

Pablo Souto Palma e/ou Leila Issa Vilaça

Ética profissional e a participação da mulher no sistema Confea/Crea

Marjorie Csekö Nolasco

O que você precisa saber sobre a ART

Pablo Souto Palma e Fabio Augusto Gomes Vieira Reis

Como pedir extensão de atribuição

Fabio Augusto Gomes Vieira Reis e Adriano Sampaio

Carga horária do curso: 6h

Inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/febrageoconfea2021/

Sobre o sistema Confea/Crea e Mútua:

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas são autarquias que surgiram em 1933, sendo responsáveis pela verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Já a Mútua, é a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, cujo principal objetivo é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais.

Texto: Radharani Kuhn
Comunicação FEBRAGEO