Diálogos da Engenharia pela Paraíba: João Azevedo fala sobre distorções salariais de engenheiros no Estado

Na tarde desta quarta-feira (3), o Crea-PB recebeu o candidato ao Governo do Estado, João Azevedo (PSB), para um diálogo com os profissionais e colaboradores do Conselho. O evento faz parte dos “Diálogos da Engenharia pela Paraíba”, promovidos pelo Crea e entidades de classe para debater com os candidatos ao Governo da Paraíba os rumos do Estado no próximo triênio.

Engenheiro, João Azevedo contou sua trajetória profissional e afirmou nunca ter imaginado disputar um cargo eletivo. Enalteceu as grandes obras de mobilidade urbana realizadas pelo governo atual e afirmou que, se eleito, dará continuidade também às obras estruturantes voltadas à segurança hídrica e ao sistema de esgotamento sanitário. “Olhar a grande obra e as pequenas necessidades. É a isso que nós queremos dar continuidade e é isso que está dando certo na Paraíba”, disse.

O candidato ressaltou a importância da participação popular em um possível mandato, a partir da experiência do programa Orçamento democrático, que existe hoje. “Através dessa ferramenta, você é capaz de identificar os problemas da população e também a solução para eles. Nós temos o conhecimento técnicos, mas muitas vezes não conhecemos a região tão bem como o cidadão”, comentou.

Sobre os assuntos relacionados à Engenharia, João Azevedo destacou a importância da cobrança do cumprimento da legislação da segurança do trabalho por parte dos órgãos do Estado para as empresas que prestam serviços, comentou sobre o projeto que pretende executar para contenção da erosão da falésia do Cabo Branco e falou ainda sobre a questão salarial dos engenheiros. Segundo o candidato, foram empreendidas, ao longo do tempo, lutas salarias individuais entre os profissionais da administração direta e indiretas, que resultaram em conquistas desiguais e que precisam ser equalizadas. “As categorias não lutaram juntas e as conquistas distintas criaram distorções salariais expressivas. Tenho o compromisso de buscar recuperá-las paulatinamente, não porque eu faço parte da categoria, mas porque eu a respeito”, pontuou João.

Ao final da exposição do candidato e do debate com os profissionais, o presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, e o eng. de Minas, Renan Azevedo, diretor do Conselho e presidente da Associação Paraibana de Engenheiros de Minas, entregaram o documento elaborado pelo Crea e entidades com propostas da categoria para o próximo triênio. Aragão agradeceu a participação do candidato e enfatizou o protagonismo da Engenharia para o desenvolvimento da Paraíba. “Nós, engenheiros, é que ajudamos a concretizar os planos de governo”, arrematou o presidente.

Grazielle Uchôa/ Ascom Crea-PB