Engenheiros e autoridades debatem com a sociedade sobre a poluição do açude velho

Maior cartão postal de Campina Grande, o Açude Velho é hoje motivo de preocupação. Poluído, ele levanta questionamentos da população, dos estudiosos e das instâncias de decisão. Para discutir a situação atual do reservatório e possíveis soluções, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), promove nesta quinta-feira (11), um debate sobre o tema.

O evento ocorrerá no auditório da inspetoria do Conselho em Campina Grande, a partir das 19h, e contará ainda com a exposição fotográfica “Garças no Açude Velho”, de autoria da engenheira agrícola Soahd Rached.

Construído inicialmente para amenizar os efeitos da seca na cidade, o Açude Velho recebe despejos por conexões clandestinas e sedimentos que vem causando seu assoreamento e redução de capacidade de armazenamento de água. Por isso, o símbolo da Rainha da Borborema será discutido por engenheiros, ambientalistas e autoridades.

Para o inspetor auxiliar do Crea-PB em Campina Grande, o engenheiro agrônomo Ewerton Bronzeado, o assunto precisa ser debatido coletivamente devido à sua importância. “Trata-se do maior símbolo da cidade de Campina Grande e o cartão postal em todos os sites e publicações turísticas. É uma área de lazer e ponto de encontro de várias manifestações artísticas e culturais. Apesar disso, infelizmente, nesses quase dois séculos de intervenção, ainda está poluído e aterrado de lama”, comenta.

Segundo Bronzeado, o evento, que é gratuito e aberto ao público, faz parte do projeto “Quintas no Crea” que, em uma quinta-feira de cada mês, promove debates sobre temas de relevância para os  profissionais e empresas de Engenharia, autoridades e a sociedade em geral. “Com o apoio da Mútua-PB, estamos trazendo técnicos e pessoas de gabarito para levantar não só os desafios que o Açude apresenta, mas também possíveis soluções. Trazer soluções é, afinal, o papel da Engenharia”, conclui.

Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação