Mútua é destaque na abertura da 72ª Soea

Desejando sucesso ao evento, o diretor-presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, falou aos mais de 3,5 mil participantes presentes à solenidade de abertura da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), na noite dessa terça-feira (15). Realizada em Fortaleza (CE), a Soea é o maior evento profissional da área tecnológica brasileira e leva a marca do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Paulo Guimarães enfatizou a importância das questões que nortearão os três dias de programação técnica da Soea: “Que nestes próximos dias possamos ter frutíferos debates em torno do tema central do evento “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica. Que saiamos daqui com soluções efetivas e práticas para nossas demandas e que elas reflitam em melhorias para a sociedade. Também estimo votos de sucesso à segunda edição do Contecc, um espaço fundamental para disseminação do conhecimento”.

Em um dos momentos da cerimônia, a Diretoria Executiva da Mútua, que iniciou o mandato no último dia 25 de agosto, foi empossada solenemente, com a entrega dos termos de posse aos cinco diretores: eng. civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (diretor-presidente), eng. civ. Jorge Roberto da Silveira (diretor de benefícios), Gerson de Almeida Taguatinga (diretor financeiro), eng. civ., mec. e de Seg. do Trab. Julio Fialkoski (diretor administrativo) e eng. civ. Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais (diretor de Tecnologia da Informação).

“Eu e os demais diretores executivos da Mútua agradecemos a confiança que recebemos para guiar a nossa Caixa de Assistência pelos próximos três anos. Tenham certeza que, desde o primeiro dia do nosso mandato e até o último dia dessa honrosa missão, vamos trabalhar para que a Mútua cresça ainda mais e faça diferença na vida de cada profissional associado”, destacou Paulo Guimarães, que ainda afirmou que aa gestão dessa Diretoria enfocará nas melhorias e ampliação dos benefícios sociais para os profissionais carentes.

Reconhecimento

Diversas homenagens também foram realizadas ao longo da abertura da 72ª Soea. O diretor administrativo da Mútua, Julio Fialkoski, que cumpriu mandado de conselheiro federal do Confea no triênio 2012-2014, recebeu o certificado de relevantes serviços prestados à nação, assim como os diretores executivos da Caixa de Assistência da gestão passada.

A entrega das medalhas e placas aos profissionais e familiares de profissionais homenageados neste ano com honrarias do Sistema em 2015 da Láurea do Mérito foi outro momento de grande emoção. Veja matéria completa.

Participação da Engenharia nas grandes tomadas de decisão do País

As demais autoridades presentes externaram suas palavras para ressaltar a importância da Engenharia para a superação das crises que o país enfrenta. O presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu disse, sob aplausos em diversos momentos, disse que o Brasil precisa inspirar-se na Engenharia para voltar a atingir o caminho do crescimento. “Temos que colocar nosso conhecimento à disposição de todos, para fazer voltar a funcionar a máquina do desenvolvimento. O País precisa de comandos úteis para voltar a se desenvolver, colocando engenheiros no plano decisório.

O eng. civ. Victor Frota Pinto, presidente do Crea-CE e anfitrião da Semana, apontou que a 72ª Soea está acontecendo em um momento trágico para o Brasil. “Principalmente para nosso Estado, que passa pela quarta seca seguida e está sendo castigado severamente por essa situação”. A noite também marcou o início da série de eventos em comemoração aos 80 anos do Crea-CE, que será finalizada em 21 de janeiro de 2016 com uma grande solenidade.

Representando o governador do estado, Camilo Santana, o chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista, também destacou que a 72ª Soea está sendo realizada em um momento oportuno. “Nada existiria sem a Engenharia, pois é através dela que se constrói o mundo”, afirmou ele.

O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI/WFEO), Marwan Abdelhamid, participou da solenidade, elucidando que a Federação congrega profissionais de diversos países e representa o compromisso da Engenharia com as nações e com o mundo. O engenheiro civil palestino concluiu sua fala arriscando algumas palavras em português: “Desejo a todos uma grande semana dos engenheiros e dos agrônomos. Obrigado!”.

A Semana Oficial – que reúne público recorde a cada ano – e o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia 2015 (Contecc) – com cerca de 550 trabalhos expostos, selecionados entre os mais de 800 inscritos – acontecem até a próxima sexta-feira, 18, com uma programação que tem como tema central “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”.

Fonte: Acme/Mútua (com informações da equipe de Comunicação do Confea e de Creas)

Fotos: Flávio Mottola (Acme/Mútua)