Outubro Rosa: Crea-PB adere à campanha por mais um ano

Já é de praxe: em outubro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) se veste de rosa para alertar servidores,
profissionais e a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, o mais letal entre as mulheres.
O apoio ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre o tema, acontece há 8 anos. Em 2017, o Conselho traz o slogan “Um toque, um gesto de amor próprio”, para lembrar e incentivar as mulheres a realizarem o autoexame, e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura, já que, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o percentual de sucesso chega a 95% quando o tumor é detectado com menos de um centímetro.
Segundo o presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão , durante todo o mês serão realizadas ações em torno da temática abordada na campanha. Entre as ações, está a iluminação da sede do Crea-PB na cor rosa e a distribuição de material informativo e laços de lapela (símbolo da campanha) para os funcionários e visitantes. Além disso, banners sobre a campanha foram publicados no site e nas redes sociais da Instituição. “Para quem quiser compartilhar essa ideia, o Crea-PB disponibiliza a imagem da campanha em sua página no Facebook e Instagram, que pode ser utilizada nos perfis pessoais dos internautas. Nosso papel é contribuir com uma onda de conscientização social que pode salvar vidas”, diz Aragão.
O movimento
O Outubro Rosa é um movimento que surgiu em Nova York, em 1990. Teve início no Brasil em 2008 e envolve instituições públicas e privadas em um mês dedicado à conscientização da prevenção do câncer de mama. Além da tradicional iluminação dos principais monumentos e pontos turísticos do País, diversas outras iniciativas ajudam a alertar sobre a importância do autoexame, dos exames periódicos (mamografia e ecografia mamária) e de consultas regulares com o mastologista.