Passo a passo do preenchimento do Livro de Ordem

Como preencher o livro de ordem?

O Livro de Ordem é um instrumento de fiscalização que possibilita verificar a autoria dos projetos e a existência do responsável técnico pelas obras e serviços. Ele permite constatar a efetiva e real participação do profissional nas atividades e empreendimentos de engenharia e agronomia.

O instrumento será obrigatório para a emissão de Certidão de Acervo Técnico – CAT aos responsáveis pela execução e fiscalização de obras iniciadas a partir de 1º de janeiro de 2021.

Que informações posso incluir no livro de ordem?

• Os relatos de visitas do responsável técnico;
  • O atual estágio de desenvolvimento do empreendimento no dia de cada visita técnica;
  • Orientação de execução, mediante a determinação de providencias relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações;
  • Acidentes e danos materiais ocorridos;
  • Nomes das empresas e prestadores de serviços contratados ou subcontratados, caracterizando seus encargos e as atividades, com as datas de início e término, bem como os números das respectivas ARTs;
  • Os períodos de interrupção dos trabalhos e seus motivos, quer de caráter financeiro ou meteorológico, quer por falhas em serviços de terceiros não sujeitas à ingerência do responsável técnico;
  • Outros fatos e observações que a juízo do responsável técnico devam ser registrados.

Quando posso preencher o livro de ordem de uma ART?

O livro de ordem pode ser preenchido desde que a ART esteja registrada.

ARTs que foram reprovadas, invalidadas, baixadas ou canceladas não têm esta possibilidade.

Clicando nesta opção será exibida a mensagem abaixo:

Aberto o livro, serão exibidos os botões abaixo e as informações sobre o livro

Para anotar as ocorrências, clique no botão cadastrar ocorrência. Logo abaixo temos um campo para informar o TIPOFASE e DESCRIÇÃO

TIPOS DE OCORRÊNCIAS

• ACIDENTES
  • ANDAMENTO DAS ETAPAS
  • INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS
  • REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO DE OUTROS PROFISSIONAIS
  • REINÍCIO DOS SERVIÇOS
  • SUBEMPREITADAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇO
  • OUTROS APONTAMENTOS E OBSERVAÇÕES

FASES DISPONÍVEIS

• INICIAL
  • TERRAPLANAGEM
  • FUNDAÇÃO
  • ESTRUTURA
  • ALVENARIA
  • INTERMEDIÁRIA
  • CONCLUÍDA
  • PARADA
  • DEMOLIÇÃO

Exemplo de anotação no livro de ordem adicionando também um arquivo.

As ocorrências são finalizadas assim que se faz o cadastro. Outras podem ser anotadas no mesmo dia, caso necessário.

Logo abaixo da aba do livro, serão exibidas as ocorrências que o profissional anotou. Para verificar os arquivos, basta clicar no botão ver arquivos

Exemplo de livro de ordem com varias ocorrências

Impressão do livro de ordem

A impressão do livro de ordem pode ser feita clicando no botão:

As informações são impressas na seguinte ordem:

MINIATURAS

DETALHANDO CADA PARTE:

TERMO DE ABERTURA

OCORRÊNCIAS

ANEXOS

TERMO DE ENCERRAMENTO

Preenchimento do livro de ordem de ARTs de substituição/complementação?

Se for registrada uma ART de substituição ou complementação, o sistema permite que estas novas ARTs também tenham as ocorrências registradas, porém como as ARTs se referem ao mesmo serviço, as ocorrências farão parte do memsmo livro de ordem.

Estas ARTs também devem estar registradas para o profissional possa incluir as ocorrências

Exemplo da impressão do livro de ordem contendo anotações feitas na ART inicial e na ART complementar

Consultando o livro de ordem das ARTs de coautoria, corresponsabilidade ou equipe?

As ARTs vinculadas por participação técnicas (os tipos acima) além de terem o próprio livro de ordem, também tem a opção de imprimir a ART principal e ao livro de ordem desta respectiva ART.

Exemplo de ART feita em equipe com outro profissional.

Para consultar a ART vinculada em participação técnica (coautoria, corresponsabilidade ou equipe) e clique no link Ver item

Será carregada a tela da ART principal onde o profissional poderá imprimir a ART e o livro de ordem desta anotação.

Como encerrar o livro de ordem?

O livro de ordem não é encerrado isoladamente. Seu encerramento é feito quando a ART é baixada.

Para baixar a ART basta clicar no botão Baixar/cancela ART.

Na próxima tela deve ser escolhido o status, o motivo da baixa e anexar o motivo e anexar algum arquivo

O campo arquivo pode não ser obrigatório. Esta configuração depende de cada CREA.

Na tela abaixo temos o detalhe da ART baixada e a data de encerramento do livro de ordem.

*Se a ART não for baixada automaticamente, aguarde a análise da baixa pelo setor responsável do CREA.