Ouvidoria

Recife recebe 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing

3 - LSF-Facebook-Post1-A_altNos dias 10 e 11 de maio, será realizado no Mar Hotel, em Recife (PE), o 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF). O evento irá reunir engenheiros, arquitetos, construtores, técnicos, tecnólogos, entidades de classes, universidades, representantes da indústria e de fornecedores, que  poderão conhecer tecnicamente o sistema construtivo LSF e constatar seu crescimento no Brasil, bem como os empreendimentos e as práticas que vem sendo adotadas pelo setor. No primeiro dia do evento, ocorrerão palestras com apresentação de cases. Os temas apresentados serão: Tecnologia e industrialização- LSF; O aço galvanizado e a vida útil das estruturas; O sistema LSF – conceito, projetos, e boas práticas no mercado brasileiro;  O conceito estrutural e soluções tecnológicas; Normas de desempenho para o sistema Light Steel Framing; Habitação de interesse social e novos sistemas construtivos; Painel Nordeste – O mercado do LSF: empreendimentos, desafios e perspectivas; Sustentabilidade na construção civil. Já no segundo dia do evento haverá atividade prática, quando os participantes (que se inscreverem) terão a oportunidade de realizar visita técnica e colaborar com a montagem de uma edificação em Light Steel Framing, deixada à cidade de Jaboatão como legado social do evento. Além disso, em paralelo ao encontro, será realizada uma exposição de fornecedores da construção industrializada, que levarão ao público seus principais produtos.

Dos mesmos organizadores do Congresso Latino Americano de Steel Frame – sucesso consolidado em 2016 – o evento surgiu da necessidade de fomentar discussões acerca do desenvolvimento tecnológico da construção em diversas regiões do Brasil, a começar pelo Nordeste, quando oportunamente, os profissionais da região poderão conhecer mais sobre o LSF, sanar suas dúvidas, bem como entender seus parâmetros técnicos e normativos. Para se ter ideia, os estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão entre os mais procurados pelos investidores, o que torna a região a segunda no ranking com maior peso na construção civil brasileira. Isso equivale a aproximadamente 15% do valor total de incorporações, obras e serviços.

Nesse sentido, o LSF tem se mostrado como uma das melhores soluções para a construção civil atual. “Ao contrário do que se imagina, o sistema industrializado em Light Steel Frame pode ser uma excelente alternativa também em momentos de crise econômica, como a que estamos enfrentando no Brasil”, diz Sávio Neiva, diretor da Incorporadora Bonanza Steel Frame- PE, e um dos palestrantes do evento. Segundo ele, face à necessidade de racionalização dos custos gerais do projeto, o LSF atende a todos os quesitos: eficiência produtiva, redução significativa de desperdícios com materiais e mão de obra, precisão na execução, baixo impacto ambiental, rapidez na entrega da edificação, enfim, são muitos os benefícios oferecidos pelo sistema.

As pesquisas “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall”, realizadas em 2015 (ano base 2014) e 2016 (ano base 2015), pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com o Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ) revela, inclusive, um crescimento do setor, mesmo diante de um cenário econômico adverso.  Mostra, por exemplo, um aumento na produção de perfis de 22%. Em números, isso perfaz mais de 46 mil toneladas de perfis produzidos em dois anos.

1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing conta com o apoio das principais entidades do setor, como a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção  (ABRAMAT), Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ), Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA), também do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP) e dos Institutos Tecnológicos da Unisinos.

      LSF mundo afora

É sabido que a construção a seco não é novidade fora do Brasil. Amplamente divulgado e consolidado em países como Japão, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile e boa parte do continente europeu, o Light Steel Framing reúne todas as condições inerentes à modernização do setor: produtividade que vem da tecnologia, da industrialização e, principalmente, do planejamento. Por isso, nos últimos anos, o sistema construtivo foi muito explorado nos projetos de estádios esportivos, construídos para a Copa do Mundo de 2014, e na Vila Olímpica do Rio de Janeiro, o que levou a uma quebra de paradigma à construção civil brasileira.

Mas os avanços não param por aí, o LSF tem sido empregado também na ampliação e modernização de aeroportos, construção de pontes e viadutos, além de estar presente em projetos de edificações comerciais, industriais e hoteleiras de norte a sul do país. Na área residencial a tecnologia tem atendido a empreendimentos de alto padrão, porém, se mostra também como excelente alternativa para resolver parte do déficit habitacional brasileiro, por meio da construção de habitações de interesse social.

 Presenças confirmadas no evento

  • Heloisa Pomaro – arquiteta e urbanista especialista em Light Steel Framing (LSF) e sistemas construtivos ecoeficientes. Proprietária da Micura Steel Frame, construtora que se tornou referência em projetos e obras construídos com o sistema LSF;
  • Helena Rodrigues – arquiteta e urbanista, gerente de projetos e orçamentos da Gyp Group Brasil, da qual faz parte a Gypsteel, indústria que trabalha com perfilados, além da Steel Frame Engenharia, que faz obras de grande porte;
  • Sávio Neiva – sócio-diretor da Bonanza Steel Frame, construtora e incorporadora com forte atuação no nordeste do Brasil, em edificações comerciais e residenciais;
  • João Abukater Neto –engenheiro civil é diretor técnico da TEG – Engenharia de Gestão. Atuou em grandes empresas da construção como engenheiro de obras, coordenador, gerente e diretor comercial. Também foi diretor técnico e presidente da COHAB – SP (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) e da CDHU-SP (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). O profissional foi também responsável pelo projeto Vila Dignidade, que introduziu o sistema LSF em habitações de interesse social no estado de São Paulo;
  • Daniele Palmiro Albagli –formada em engenheira química, trabalha na Votorantim Metais desde 2011, onde atualmente é gerente Global de Marketing e Desenvolvimento de Mercado para os produtos Zinco. Trabalhou anteriormente como executiva de vendas na Alcoa Alumínio S/A e Outokumpu Brasil – Aços Inoxidáveis;
  • Rosana Jatobá –jornalista, apresentadora e mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, integra o quadro de apresentadores da Rádio Globo com três programas sobre sustentabilidade : “Tempo Bom, Mundo Melhor” (Consumo consciente); Globo Natureza (Biodiversidade) e “Conversa com a Jatobá” (entrevistas com famosos sobre engajamento ambiental e social).

 Serviço

1º Encontro Regional de Construção a Seco- Light Steel Framing
Data: 10 e 11 de maio de 2017
Local: Mar hotel 2 - LOGO LSF FINAL

 

Da Assessoria

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online