Renan Azevedo é eleito conselheiro federal pela Paraíba

Nesta quarta-feira (30), cerca de 900 profissionais da área tecnológica escolheram o engenheiro de Minas Renan Azevedo para representar a Paraíba como conselheiro no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Ele assume a titularidade do cargo para o triênio 2020/2022. Renan e seu suplente, Vicente Lucena, disputaram a vaga com os engenheiros Maurício Timoteo e José Leandro, tendo sido eleitos com 83% dos votos.

A votação ocorreu em João Pessoa e em todas as inspetorias do Crea no interior e preencheu a vaga da Paraíba, direcionada a um representante da Modalidade Industrial  (Mecânica e Metalúrgica, Química e Geologia e Minas), em conformidade com a Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (Rosa dos Ventos),  disciplinada pela Decisão Plenária nº PL-2373/2017

O exercício da função de Conselheiro é honorífica, sem remuneração, reconhecida como serviço relevante à profissão. Ao término do mandato é concedido um diploma de relevantes serviços prestados à Engenharia e à sociedade. Os conselheiros federais elaboram e aprovam todas as normas que dizem respeito às atribuições profissionais e ao funcionamento do Sistema. Eles também são responsáveis por julgar os processos que não são decididos na primeira instância, ou seja, nos CREAs dos Estado. Junto à Assessoria Parlamentar do Confea, eles também acompanham toda a legislação que tramita no Congresso Nacional e diz respeito aos profissionais do Sistema.

QUEM É RENAN

Engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Campina Grande, Renan é empresário. Foi vice-presidente e diretor tesoureiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), onde também coordenou a Câmara Especializada de Geologia e Minas. Presidiu a Associação dos Engenheiros de Minas da Paraíba (ASSEMPB) e a Casa do Estudante do Estado da Paraíba (FUNECAP), atuou como conselheiro do Conselho de Proteção Ambiental da Paraíba (COPAM) e foi diretor da Associação Brasileira dos Engenheiros de Minas (ABREMI).

VEJA TUDO SOBRE A ELEIÇÃO 2019 AQUI

Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação Crea-PB