A maior honraria do Sistema Confea/Crea e Mútua foi entregue aos homenageados na manhã da última terça-feira, 08, durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), realizada no Centro de Convenções de Salvador.
O profissional falecido, inscrito no Livro do Mérito em 2024 pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, foi o engenheiro civil José Neutel Correia Lima. Neutel atuou como engenheiro no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) e foi um dos pioneiros no movimento para a criação do curso superior de Engenharia Civil na cidade.
A história dele com as terras paraibanas iniciou-se em 1953, quando foi convidado para integrar o DER-PB, onde atuou em diversas diretorias, inclusive como diretor-geral. Lima também esteve à frente da diretoria do Departamento de Saneamento do Estado da Paraíba, entre 1954 e 1957, onde executou obras importantes no estado, como a expansão do sistema de esgotos da cidade de Campina Grande e os sistemas de abastecimento de água de Guarabira e de Mamanguape.
O profissional homenageado com a Medalha do Mérito em 2024 pelo Sistema Confea/Crea e Mútua foi George Cunha. O engenheiro civil com especialização em Saneamento, oficial da Reserva, pai, avô, esportista e mergulhador, tem sua trajetória marcada pela dedicação aos estados de Pernambuco, onde se formou, ao do Rio Grande do Norte, onde elaborou importantes projetos e ao da Paraíba, seu estado natal e palco da maioria de seus projetos.
Ao longo de sua carreira, George acumulou um currículo impressionante, composto por mais de 120 projetos de esgotos sanitários, em diversas cidades, mais de 1200 km de coletores de esgoto na Grande João Pessoa, 60 projetos de abastecimento de água em diferentes localidades, além de 80 estudos ambientais e a execução de 12 projetos especiais para instituições como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco de Desenvolvimento Alemão e Banco de Desenvolvimento Japonês. A existência do Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia Consultiva na Paraíba (Sinaenco-PB) deve-se à iniciativa de Cunha, que foi também o primeiro presidente desse sindicato no Estado.
O Crea-PB, sob a gestão de Renan Azevedo, reafirma o compromisso em promover a excelência na prestação de serviços, aprimorar o ambiente de atuação dos profissionais e contribuir significativamente para o progresso do setor da Engenharia, Agronomia e Geociências na Paraíba.