Crea-PB promove ciclo de debates sobre ética em todo o mês de maio

Durante todo o mês de maio, às quintas-feiras, o Crea-PB promoverá ciclos de debates sobre ética no seu canal do Youtube. Os eventos online vão reunir nomes de destaque nacional para dialogar sobre o assunto, que será debatido a partir dos temas “Ética profissional e cidadania”, “O olhar da ética na Engenharia”, “Ética na ciência, tecnologia e inovação” e “Ética em tempo de pandemia”.

Maio foi o mês escolhido porque em 2 de maio comemora-se o Dia Nacional da Ética, uma data para lembrar a importância dos códigos, que trazem os princípios básicos da boa conduta de agentes públicos e privados. Na engenharia, a ética permeia todas as tomadas de decisões em projetos ou em serviços realizados por seus profissionais. Zelar pela segurança, saúde e bem-estar das pessoas durante a execução das tarefas profissionais e realizar serviços apenas nas áreas de sua competência são alguns dos exemplos mais evidentes.

Para o presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, o tema é sempre atual e deve estar na pauta de toda a sociedade. “Debater um assunto tão importante como a ética traz à luz a realidade do País em que vivemos e como é possível evitar e reparar os desvios cometidos, enquanto indíviduos, profissionais e sociedade”, comenta. Ele lembra que é o terceiro ano que o Conselho realiza evento em alusão à data. “Este ano, nesta edição online, poderemos estender o debate para que pessoas de todo Brasil participem conosco”, comemora.

A iniciativa é da Comissão de Ética do Crea-PB, coordenada pela engenheira civil Carmem Eleonôra Amorim Soares, que é também coordenadora nacional das Comissões de Ética do Sistema Confea/Crea. O evento contará com convidados, como o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civil Joel Kruger, o adv. Marlon Reis, relator da Lei da “Ficha limpa” e outros nomes de relevância nacional.

A programação completa estará disponível em breve.