Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

Diretora da Mútua integra Programa Mulher, lançado na Soea

Giucelia Figueiredo, que atua nas ações de gênero no Sistema, participou do evento

Foi lançado, na tarde de quarta-feira (18), o Programa Mulher, que pretende elaborar políticas direcionadas às mulheres das áreas tecnológicas nas diversas entidades de classe e Conselhos Regionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. A iniciativa foi apresentada na 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, em Palmas (TO).

A cerimônia foi prestigiada pela prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro, que considerou o Programa um trabalho fundamental para trazer consciência em relação ao tema igualdade de gênero. “Homens e mulheres se complementam. Não há razões para temer os avanços”, defendeu a prefeita.

A diretora administrativa da Mútua, Giucelia Figueiredo, afirmou que o Programa Mulher proporciona um importante diálogo interno e externo sobre o empoderamento feminino. “É importante integrarmos o Sistema com o mundo real das mulheres, trazendo à tona os grandes temas que afligem as mulheres, sejam engenheiras, pesquisadoras, professoras ou trabalhadoras rurais”, constatou.

Giucelia defendeu que temas como violência, feminicídio, políticas de gênero e ações afirmativas devem estar em pauta nos fóruns de debates e espaços de decisão. “Lutarmos contra a violência nas suas diversas manifestações, denunciar os altos índices e impedir a morte de mulheres é imperativo e deve fazer parte de nossa responsabilidade coletiva”, convocou.

Ela lembrou que, em 2019, a Lei Maria da penha completou 13 anos. “Entendo que o Programa Mulher é importante e representa um marco no debate. A legitimidade, porém, só se dará se os atores sociais que atuam no Sistema Confea/Crea e Mútua incorporarem um grande sentimento de solidariedade e responsabilidade social”, advertiu.

A apresentação contou com a participação de presidentes dos Creas ( na foto, a presidente do Crea-DF, Fátima Có) e da vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Lídia Santiago. Presidentes mulheres dos Creas acompanharam atentas as discussões: Carminda Silva Pinheiro (Crea-AC), Fátima Có (Crea-DF), Lúcia Vilarinho (Crea-ES), Ana Adalgisa Dias (Crea-RN) e Alice Helena Scholl (Crea-RS). Também participou a vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Lídia Santiago, que fez apresentação. Todas destacaram a relevância do Programa. “É uma grande responsabilidade. Temos muito que trabalhar e contribuir”, afirmou Lúcia Vilarinho, que integra o Comitê Gestor do Programa. “O empoderamento das mulheres promove uma mudança de mentalidade na sociedade; por isso, é importante que o Sistema Confea/Crea e Mútua esteja alinhado às mudanças”, destacou Carminda Silva Pinheiro.

Para Fátima Có, o lançamento é um divisor de águas por garantir os direitos das mulheres no Sistema. “Os espaços existem e a mulher não tem que ter medo de ocupá-los”, afirmou Ana Adalgisa Dias. Já para Alice Helena Scholl, combater o machismo e o preconceito ajuda a construir uma sociedade mais justa e igualitária. “A atual gestão do Confea marca um momento importante na luta das mulheres e no processo de concretização da igualdade de gênero”, ressaltou Lídia Santiago.

Fonte: Gecom Mútua

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online