Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua acontecerão no dia 15 de julho

Nesta segunda-feira (11), o Plenário do Confea aprovou a Deliberação 90/2020 da Comissão Eleitoral Federal, que estabelece a prorrogação das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua para o dia 15 de julho. Na Paraíba, os profissionais votam para escolher  o Presidente do Confea, Presidente do Crea-PB e Diretores Geral e Administrativo da Mútua-PB (Clique aqui para ver os candidatos). A medida tem o intuito de preservar a segurança e a saúde da comunidade profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências, bem como de todos os colaboradores dos Creas envolvidos no processo eleitoral 2020.  Além disso, a inviabilidade da realização do pleito justifica-se pelas diversas decisões que vêm sendo tomadas, em âmbito estadual e municipal em todo o país, com restrições à locomoção de pessoas, inclusive com decretação de lockdown, para prevenção à pandemia do Coronavírus.

A Deliberação CEF 90/2020 fixa, então, a data de 15 de julho para as eleições em todo Brasil, mantendo o horário das 8h às 19h. Com a mudança, a data-limite para quitação de eventuais débitos pelos profissionais para fins de ser considerado eleitor, atualmente em 4 de maio, passa a ser em 15 de junho de 2020. Todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea é eleitor, independente da modalidade profissional.

No dia 27 de abril, a Comissão Eleitoral Federal havia determinado aos Creas a implantação de uma série de medidas preventivas para eleitores, mesários e comissões eleitorais regionais. O uso de máscaras e protetores faciais pelos mesários e a adoção de horários preferenciais para eleitores dos grupos de risco são algumas das determinações (Clique aqui para conferir todas). Essas medidas continuam vigentes para a nova data do pleito.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DA DELIBERAÇÃO 90/2020

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DA DECISÃO PLENÁRIA Nº PL-0535/2020

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS ATAS E DELIBERAÇÕES DAS COMISSÕES ELEITORAIS E FEDERAL.

*Grazielle Uchôa (Assessoria de Comunicação do Crea-PB)