Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

Técnicas de construções sustentáveis são discutidas em Workshop

 

A indústria de construção civil é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Nos últimos anos, devido ao aquecimento global e a preocupação da finitude dos recursos naturais, tem-se buscado opções de construções mais sustentáveis e de baixo impacto ambiental, como a de terra crua. As construções feitas com terra crua, além de serem sustentáveis e com baixo impacto ambiental, apresentam excelente conforto térmico, mantendo a temperatura e a umidade relativa do ar estáveis ao longo do ano dentro dos ambientes construídos. O Workshop, organizado pela Associação Casa dos Sonhos, tem como objetivo apresentar as técnicas de construção com terra crua: taipa de mão, taipa de pilão e BTC (Bloco de Terra Comprimido).

O Worshop acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, das 08:30 às 17:30; e, 14 de abril, das 08:30 às 14:00h. O local será a Associação Casa dos Sonhos, na Rua Joaquim Gomes De Castro, 488 . Loteamento Boa Vista . Santa Rita, PB.

Facilitadora: Lucia Garzon

Lucia Garzon é uma BioArquiteta colombiana, formada na Universidade Piloto da Colômbia. Com 30 anos de experiência, é especialista em arquitetura sustentável com materiais naturais, não convencionais, como terra, bambu, pedra, madeira, entre outros. Gera e coordena programas de formação em educação não formal e universitária relacionados com os temas. Representante da rede internacional Proterra na Colômbia, realiza palestras e oficinas em vários países do mundo, como Chile, Peru, El Salvador, Uruguai, Brasil, México, Costa Rica, Panamá, Grécia, Espanha, Portugal, entre outros.

A Associação

A Casa dos Sonhos é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 20 de junho de 2009. Ela tem como objetivo dar apoio às famílias da comunidade de Várzea Nova, Santa Rita – PB, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Uma das técnicas mais utilizadas nas construções da Associação, com apoio técnico da UFPB – Universidade Federal da Paraíba e Politécnico de Torino, é a BTC – Blocos de Terra Comprimida, através da prensa manual idealizada pelo italiano Mattone. Logo, a Casa dos Sonhos além de ter elegido as técnicas construtivas para desenvolver suas edificações, tem disseminado essas técnicas através de cursos e workshops. Isso porque o futuro de nosso Planeta está em nossas mãos e a responsabilidade de se construir de forma limpa e sustentável é nossa obrigação.

 

 

 

 

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online