Ouvidoria

CPR-PB discute segurança do trabalho na construção de casas populares

A reunião mensal da Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba  (CPR-PB) aconteceu nesta terça-feira (10), no Sinduscon JP. O Crea-PB faz parte do Comitê, que em sua 232ª reunião ordinário, pautou a gestão de segurança do trabalho na construção de casas populares.

O responsável por abordar o assunto foi o engenheiro Leandro Arruda Almeida, convidado pelo CPR para compartilhar sua experiência com uma construtora especializada em residências populares, de até 52m², atuante em Pernambuco.

Representante do Crea no CPR-PB, o engenheiro ambiental, Juan Ébano conta que, embora contem com apenas um pavimento, as casas populares precisam do acompanhamento e da gestão da segurança do trabalho. “As construtoras deveriam adotar esse procedimento de segurança, saúde e higiene do trabalhador em quaisquer tipos de obras, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte”, acredita. Juan afirma que neste tipo de obra, os maiores riscos detectados são em relação à ergonomia e ao risco físico. “Além do fato de serem casas populares  e obras públicas do Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, o cuidado deve ser redobrado e a implantação desse sistema de gestão deve ser feita com base na legislação vigente e na preocupação com a segurança do trabalhador”, conclui.

O  CPR-PB
Atuando desde 1996, o CPR-PB tem como missão a busca contínua por obras mais seguras e saudáveis, através de ações pactuadas entre representantes do poder público, dos trabalhadores, dos empresários e entidades da sociedade civil. O Comitê se reúne em plenárias mensais ou através de comissões para encaminhar demandas específicas.Ele foi referendado pelas representações dos trabalhadores e empresários como fórum de discussão das cláusulas de segurança para a convenção coletiva da categoria.  É composto atualmente por 14 entidades distribuídas em quatro bancadas: Pode Público, trabalhadores, empresários e apoio técnico.

 

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online