Ouvidoria

72ª Soea é encerrada em Fortaleza (CE) e Sistema Confea/Crea e Mútua lança edição do ano que vem, em Foz do Iguaçu


Paulo Guimarães no encerramento da 72ª Soea

Na noite de sexta-feira (18), no palco do auditório central do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, pela septuagésima segunda vez, o Sistema Confea/Crea e Mútua concluiu os trabalhos de uma Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Com um tom nacionalista, as diversas categorias da área tecnológica brasileira se uniram para tratar de temas como sustentabilidade, água, energia e inovação tecnológica. Outros panoramas também marcaram essa 72ª edição do evento, como equidade de gênero e combate à corrupção.

Satisfeitos com o sucesso da Soea e agradecidos aos mais de 3,5 mil participantes, os presidentes do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, do Crea-CE, eng. civ. Victor Frota Pinto, e da Mútua, eng. civ. Paulo Roberto de Queiros Guimarães, proferiram palavras de reconhecimento, apoio e condecoração a todas as pessoas envolvidas nesta Soea. “Em nome de toda a delegação da Mútua, diretores executivos e regionais, ex-diretores e colaboradores, agradeço a receptividade do Crea-CE, do povo cearense e em especial ao presidente Victor Frota Pinto. Também agradeço o presidente do Confea, José Tadeu, os conselheiros federais e presidentes de Creas por todo apoio. Parabenizo os mais de 3,5 mil participantes do evento pela efetiva cooperação nas diversas palestras que tivemos ao longo dessa 72 Soea e agradeço as visitas ao estande da Mútua”, disse Paulo Guimarães.

O presidente do Confea destacou o trabalho em conjunto como o principal elemento responsável pelo sucesso da 72ª Soea. “Hoje, último dia da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia de 2015, entre tantas atividades, uma das primeiras foi agradecer às equipes envolvidas com a organização e a operacionalização do evento que, como um time de 160 jogadores, trabalhou duro e com competência para superar os empecilhos de última hora, encarando esse desafio”, afirmou.

Como a solenidade também marcou o lançamento da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia de 2016, o presidente da Mútua, fazendo referência ao presidente do Crea-PR, Joel Kruger, desejo êxito à próxima Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que será em Foz do Iguaçu. “Estimo que se repita o sucesso que alcançamos aqui em Fortaleza”, concluiu.

Ao final de cada Soea, é tradição os presidentes dos Creas anfitrião e futuro anfitrião dividirem a Bandeira do evento com o presidente do Confea. Ao encerrar a Semana hospedada no Ceará, o presidente do Crea cearense, Victor Frota, demonstrou satisfação com todos que puderam de alguma forma, trazer cultura e conhecimento para incrementar currículos e carreiras profissionais. “Chegar ao final de um evento como esse, sabendo de todas as dificuldades que tivemos que enfrentar, considero que o evento foi belíssimo e de grande valia para o estado do Ceará e principalmente para o Sistema Confea/Crea e Mutua”, destacou.

Evidenciando o carisma paranaense, Joel Krüger, presidente do Crea-PR, deu os primeiros passos rumo à 73ª Soea ao afirmar que pretende priorizar integração, harmonia e parcerias. “A Soea é um evento único, uma oportunidade ímpar para a integração do nosso Sistema multiprofissional. É o momento onde podemos trocar ideias, experiências, cooperar e agir em parceria”, concluiu. O próximo estado anfitrião da Semana possui uma das maiores obras de engenharia do mundo: a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.


Delegação do Crea-PR: rumo à Foz do Iguaçu

Manifesto contra a corrupção

Mais de 3,5 mil profissionais da Engenharia e da Agronomia se unem na luta contra a corrupção no Brasil. “O Sistema Confea/Crea e Mútua se soma às iniciativas de combate à corrupção que assola o país e vem se pautando no sentido de difundir as dez medidas de combate à corrupção definidas pelo Ministério Público Federal”, afirmou o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, antes de citar um a um os passos a serem seguidos para “a construção não só de um país, mas de uma nação com toda a carga que o conceito encerra”. Assim terminou a 72ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.

Durante o discurso, José Tadeu da Silva conclamou os presentes a assinarem o documento de apoio à campanha das dez medidas contra a corrupção. “Nosso objetivo é atingir 1,5 milhão de assinaturas em todo o país”.

ASSINE O ABAIXO ASSINADO CONTRA A CORRUPÇÃO

O apoio dos profissionais da Engenharia e da Agronomia à causa da anticorrupção também está registrado na Carta de Fortaleza, que, na solenidade de encerramento, foi apresentada pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Jorge Nei Brito. “Trata-se de uma iniciativa que não possui qualquer vinculação político-partidária; mas apoiamos toda ação que permita às instituições nacionais exercerem suas atividades de maneira íntegra, privilegiando os valores éticos e morais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, usando para isso a força do nosso Sistema Confea/Crea e Mútua”. A inclusão do apoio às medidas contra corrupção e impunidade na Carta Declaratória da 72ª Soea representa uma resposta do Sistema ao país.

A Carta também menciona medidas referentes aos assuntos debatidos no evento: sustentabilidade, água, energia e inovação tecnológica. “São temas que representam questões estratégicas para qualquer ramo de atividade, seja ela pública ou privada”, enfatizou.

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA 

Homenagem ao governador do CE

Antecedendo a solenidade de encerramento, José Tadeu, Victor Frota e Paulo Guimarães recepcionaram o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, que é engenheiro agrônomo. O chefe de poder executivo estadual recebeu homenagem do Sistema Confea/Crea e Mútua, por ser o primeiro profissional a ocupar o cargo. “Vocês não imaginam o desafio que é ser governador de um estado no semiárido nordestino. Gostaria de parabenizar o tema escolhido para essa 72ª Soea. Estamos no quarto ano consecutivo de seca, por isso precisamos inovar e apostar em tecnologias”, destacou Camilo Santana.


José Tadeu, presidente do Confea, Camilo Santana, governador do CE, Ciro Gomes, ex-ministro e atual diretor-presidente da Transnordestina, Victor Frota, presidente do Crea-CE, e Paulo Guimarães, presidente da Mútua

 

Fonte: Acme/Mútua (com informações da equipe de jornalismo da 72ª Soea)

Fotos: Hugo Oliveira (Acme/Mútua) e Equipe de fotógrafos da 72ª Soea

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online