Ouvidoria

75ª Soea é encerrada com posse da Diretoria Executiva da Mútua; paraibana Giucélia Figueiredo está entre os diretores

O encerramento do mandato dos diretores executivos da Mútua, triênio 2015/2018, e a transição para início da nova gestão (2018/2021) marcaram o encerramento da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Maceió (AL), na noite da sexta-feira (24). O Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, serviu como palco de uma Sessão Plenária Extraordinária, seguindo os normativos do Sistema que pedem o rito oficial para a posse dos diretores da Caixa de Assistência.

Nova gestão
Dois diretores foram reeleitos, o eng. civil Paulo Guimarães – que também foi escolhido para mais um mandato como presidente da Instituição – e o eng. civil Jorge Silveira, que segue à frente da Diretoria de Benefícios. Eles, ao lado dos novos diretores – o eng. civil e de Segurança do Trabalho Juares Silveira Samaniego (MT), diretor financeiro, a engª. agrônoma Giucélia Araújo de Figueiredo (PB), diretora administrativa, e o eng. agrônomo e de Segurança do Trabalho Cláudio Pereira Calheiros (AL), diretor de Tecnologia –, tomaram posse na presença dos mais de três mil participantes da Semana Oficial.

Pontuando cada uma das instâncias e pessoas que foram lembradas na solenidade, o presidente Paulo Guimarães acrescentou em seus cumprimentos as federações Fisenge e FNE – por meio das quais estendeu suas deferências a todas as entidades de classe – e aos estudantes em nome do Crea Jr. Representando seus pais e sua família, Guimarães agradeceu a presença de sua irmã Ana Maria Guimarães. “Com muito orgulho e honra assumo um segundo mandato na Presidência da Mútua. Prometo honrar a confiança de cada voto recebido e por saber que votar em menu nome foi o último ato como conselheiro federal, meu querido amigo por 20 anos, José Chacon de Assis, minha responsabilidade aumenta ainda mais”, afirmou. Direcionando suas palavras aos diretores que deixaram a Mútua, o presidente falou sobre reconhecimento: “é uma palavra forte, necessária e fundamental e por essa razão agradeço aos colegas da Diretoria Executiva que encerra hoje seu mandato. Formamos um time que atingiu os objetivos propostos com os programas dos cinco diretores reunidos em nossa carta de serviços. Tenho certeza que o time da gestão 2018-2021 também será vitorioso, pois os programas convergem para o mesmo foco, os profissionais da área tecnológica”, ensejou.

“A Mútua está muito mais próxima do Confea e dos Creas. Houve uma união enorme e um maior entendimento de que somos um Sistema e que temos que andar juntos”. Com essa afirmação, Jorge Silveira deixou seu agradecimento especial aos conselheiros federais e aos presidentes de Creas “que ajudaram a Mútua nos últimos três anos”. Ainda agradeceu aos seus amigos e colegas do Crea-SE da Universidade de Sergipe e à equipe de colaboradores da Mútua. “Agradeço a todos da equipe da Mútua, porque a equipe é a Mútua toda. Ninguém faz nada sozinho e para que um projeto dê certo é necessário que todos se envolvam. Desde a dona Judite (copeira) à Vivianny (superintendente) meus sinceros agradecimentos”. Ainda saudou aos diretores regionais, que, segundo ele, “perceberam que os diretores executivos são parceiros” e lembrou que se a proposta é boa para a Mútua, ela será abraçada por todos. Com citação nominal a cada um dos diretores executivos que esteve na Direx ao seu lado na gestão que se findava, o diretor reeleito citou algumas conquistas e o perfil de cada um. Distinguindo o papel do presidente Paulo Guimarães, Silveira disse: “permitiu que sonhássemos, voássemos e executássemos. E vai continuar nessa nova Diretoria, permitindo que também sonhe, também voe e, também, execute. Obrigado, Paulo!”.

Uma posse de agradecimento e de compromisso, assim denominou a solenidade o novo diretor financeiro da Mútua. Samaniego fez agradecimentos aos conselheiros federais, em especial, lembrou ele “aos que acreditaram na minha proposta e que me conduziram a este lugar e, em nome do conselheiro André Schuring que está me substituindo como conselheiro federal, parabenizo a todos pela dedicação com que vem conduzindo o Confea”. Uma deferência aos colaboradores do Crea-MT e do Confea, onde exerceu mandato de presidente e de conselheiro, e, aos presidentes de Creas, conselheiros regionais e aos profissionais ainda esteve em suas palavras ao tomar posse. “O que posso prometer é dedicação e trabalho. Esse é o compromisso de nós cinco diretores executivos. Meu agradecimento especial ao Gerson Taguatinga, que está deixando o cargo de diretor financeiro e, em seu nome, a todos os diretores que deixaram seu trabalho. Todos eles sabem que fizeram muito, mas que tem muito mais a se fazer. As coisas vão se renovando e a gente tem que ter o compromisso e a dedicação para ter uma Mútua de qualidade e que realmente atenda aos profissionais”, concluiu.

Giucélia Figueiredo, que chega à Diretoria da Mútua como a segunda mulher a integrar o colegiado e cerca de 20 anos após sua antecessora, reforçou o papel das mulheres no Sistema citando o nome de algumas presidentes, diretoras regionais, conselheiras e profissionais. “Todas as mulheres aqui presentes fazem o protagonismo da mulher em nosso Sistema”, frisou. Os agradecimentos aos presidentes de Creas também foram assinalados pela diretora da Caixa de Assistência. “Desde o primeiro momento acreditaram em minha candidatura e em minhas propostas. Mas, principalmente, acreditaram e compreenderam a necessidade de ter na Diretoria da Mútua a presença feminina. Há quase duas décadas não temos a participação de uma mulher na direção nacional da Mútua. Isso é uma quebra de paradigma”, avaliou. Giucélia também falou sobre o simbolismo e o papel de sua ida para a Mútua, pontuando que estar entre as lideranças do Sistema muito a honrava. “Me remete a uma grande responsabilidade representar o protagonismo da mulher, juntamente com as guerreiras e presidentes de Creas Lúcia Vilarinho, Carminda Pinheiro, Ana Adalgisa e Fátima Có e, claro, todas as mulheres que, de forma silenciosa, mas absolutamente competente, constroem, não só o protagonismo da mulher no nosso Sistema, mas também o empoderamento da mulher no Sistema”, frisou.

Registrando a presença de seu pai, o qual se referiu como a pessoa que sempre o “conduziu e orientou no caminho ético e profissional” e saudando as mulheres, em nome da esposa, Neuza Maria Calheiros, a quem agradeceu por “sempre estar seu lado nos momentos bons e difíceis”, Calheiros falou da felicidade em retornar à Mútua, onde já exerceu os cargos de presidente e diretor de Benefícios. “Uma emoção muito grande tomar posse mais uma vez e retornar à casa da Mútua, essa Instituição respeitada a nível nacional que faz parte do Sistema Confea/Crea e Mútua. Principalmente estar aqui no meu estado e na minha cidade natal, na minha linda e querida Maceió”, disse. Ele ainda Parabenizou os diretores que encerram na ocisão seus mandatos, afirmando que a nova Direx dará continuidade ao trabalho “implantado, cada vez mais, projetos que venham a atender aos profissionais da Engenharia e da Agronomia, com um trabalho social e de fortalecimento”.

Despedida

Encerramento do mandato da Diretoria Executiva, gestão 2015/2018

Nos últimos três anos, a Mútua foi dirigida por cinco engenheiros civis, de quatro das cinco regiões do país. Eleitos pelos conselheiros federais, Paulo Guimarães, de São Paulo, esteve à frente da Diretoria como presidente – e foi reconduzido ao cargo -; Julio Fialkoski, de Santa Catarina, que também é engenheiro mecânico e de Segurança do Trabalho comandou a Diretoria Administrativa, e Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais, do Piauí, foi diretor de Tecnologia e, no período eleitoral, atuou como presidente interino. Pelo Colégio de Presidentes do Sistema, os representantes na Direx da Mútua no triênio foram Jorge Roberto Silveira, de Sergipe, na Diretoria de Benefícios – onde segue como diretor -, e Gerson de Almeida Taguatinga, de Goiás, na Diretoria Financeira.

Fialkoski foi escolhido para discursar, também ao final da 75ª Soea, em nome da Diretoria Executiva que se despediu. Os laços de união existentes entre todos que estão envolvidos no dia a dia da Caixa de Assistência deram o tom da fala do diretor. Com Paulo Guimarães, Jorge Silveira, Marcelo Morais e Gerson Taguatinga, Fialkoski disse que uma verdadeira família foi formada na Mútua nesses últimos três anos, e que perseguiram com afinco “o melhor para o profissional que realmente precisa de assistência, que é o fator principal da Mútua, a parte social”.

“Avançamos bastante nos trabalhos e na condução dos benefícios, mas a Mútua é muito grande, e precisa ser maior ainda. É isso que desejo à nova Diretoria, em nome dos diretores que estão saindo, todo sucesso e que os mutualistas tenham os benefícios e condições para realizar seus trabalhos. Entre as conquistas que alcançamos, tivemos uma conquista pessoal, ligada ao corpo profissional da Mútua, que é uma pérola e que pode ainda ser melhor trabalhada. Ano passado alcançamos o ranking das 200 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e, nesse ano, estamos aguardando o resultado da pesquisa e acreditamos que estaremos entre as 150 melhores. Isso é mérito de todos os funcionários que, unidos, têm conduzido os trabalhos e todas as atribuições que lhes são conferidas”, destacou.

Os diretores que encerraram sua gestão receberam certificados pelos relevantes serviços prestados. Registro do diretor Taguatinga recebendo seu certificado das mãos do presidente do Crea-GO e coord. do CP, Francisco Almeida

Encerramento da 75ª Soea e pré-lançamento da 76ª edição

Joel Krüger, presidente do Confea, e Fernando Dacal, presidente do Crea-AL, encerram a 75ª Soea

O Sistema Confea/Crea e Mútua concluiu os trabalhos de mais uma Soea, comemorando os frutos plantados em Maceió. Foram realizados debates, palestras, cursos e reuniões sobre uma infinidade de temas relevantes para o Sistema, para os profissionais, mas, principalmente, para o país e para a sociedade.
Fernando Dacal, presidente do Crea-AL, ainda “passou a bandeira” da Soea para as mãos do presidente do Crea-TO, engenheiro civil Marcelo Costa Maia, anfitrião da Semana Oficial de 2019. Com isso, foi dada a largada oficial para a próxima Semana Oficial.

Marcelo Costa Maia, presidente do Crea-TO, e Carlos Batista das Neves, conselheiro federal pelo Tocantins com a bandeira da Soea

 

A delegação do Crea-TO comemora o pré-lançamento da 76ª Soea, que ocorrerá no estado em 2019

 

 

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Rafael Leal e Dimmy Falcão

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online