Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

77ª Soea, a Semana Oficial do avanço!

Os últimos dias 4, 5 e 6 de outubro foram históricos para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Depois de três anos, eles puderam retomar, presencialmente, o maior evento da área realizado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. A grande expectativa pela Semana Oficial, a Soea, foi alcançada. A 77ª edição reuniu quase cinco mil semanistas, entre os que estiveram em Goiânia (GO) e os que acompanharam o evento online.

A programação registrou números igualmente expressivos. Foram 46 relevantes temáticas apresentadas por mais de 100 palestrantes e moderadores; quatro minicursos do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), além da apresentação dos 24 trabalhos selecionados; 21 atividades na Ilha Inovação e nove na Arena; 12 atrações na ExpoSoea, além de diversas manifestações culturais nos estandes de cada um dos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). A agenda incluiu ainda 15 reuniões de entidades nacionais do Sistema, além do Colégio de Entidades Regionais (Cder Nacional), das Precursoras, Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e do Crea Júnior Nacional, que elegeu novas lideranças no dia 5. Além disso, 27 profissionais e instituições foram homenageados com a Láurea ao Mérito e representantes de sete entidades internacionais que marcaram presença em Goiânia para fortalecer o compromisso institucional com o Confea.

Soea da superação e do avanço

Na fala de encerramento, o presidente do Conselho Federal, eng. civ. Joel Krüger, celebrou a oportunidade de realizar a Soea de forma presencial e destacou o caráter humanitário das profissões do Sistema. “Todas as nossas profissões não pararam no momento mais crítico da pandemia. O pleno funcionamento dos sistemas de transporte, de água e saneamento, assim como a comida na mesa das pessoas, demonstra a importância das nossas profissões. Assim como os profissionais da saúde, atuamos diuturnamente durante toda a pandemia, principalmente na fase mais crítica. Contudo, perdemos muitas pessoas e muitos dos nossos amigos da Soea de Palmas não estão aqui”, externou o presidente emocionado, ao pedir um minuto de silêncio em homenagem aos mortos pela covid-19. “Esta é uma Soea histórica por ser presencial pós-pandemia e por tudo que debatemos e construímos aqui nesta Semana e que vai contribuir para o desenvolvimento nacional”, disse. Antes de encerrar o evento, ele convidou todos para a 78ª Soea: “Estamos prontos para o Rio Grande do Sul, estamos prontos para Gramado”, disse o presidente trajando as vestimentas gaúchas.

O presidente do Crea-GO, anfitrião do evento, eng. civ. Lamartine Moreira Junior, cumprimentou o presidente Krüger, que confiou ao estado a realização da Soea; o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, pelo apoio ao evento; a conselheira federal, eng. mec. Michele Ramos, que junto ao Plenário do Confea fez com que tudo que viram em Goiânia fosse aprovado; e a presidente Nanci Walter como a próxima anfitriã. “É uma satisfação ter vivido com todos vocês esses três dias de Soea, meu sentimento é de gratidão e realização. Agradeço a minha família pela compreensão e colaboração nesses dias, agradeço a todos os participantes que fizeram dessa a maior Soea, e todos os aplausos vão para a equipe de organização do Confea, do Crea-GO e da Mútua.”

Para ele, este foi um evento de compartilhamento, que marcou a volta da programação presencial do Sistema Confea/Crea e Mútua com êxito. “Compartilhamos conhecimento em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Espero que vocês retornem aos seus estados com mais conhecimento para contribuir, por meio das Engenharias, com o desenvolvimento, com tecnologia, inovação e sustentabilidade”. Finalizando, Lamartine desejou ao Rio Grande do Sul que realize uma grande Soea, que também impacte positivamente a sociedade. “Obrigada a todos, obrigada Soea”, retribuiu.

Representando os conselheiros federais, a eng. mec. Michele Costa Ramos disse que é muito importante representar o Plenário do Confea e dizer que finalmente se realizou a Soea de Goiânia, tão esperada desde 2019, e aconteceu com tanta inovação e tecnologia, com muitos novos conhecimentos. “Estamos aqui depois de passar por tempos difíceis de pandemia, hoje juntos, sem máscara, graças à tecnologia e à Engenharia. Parabéns pelo evento, por ultrapassar esse desafio e tenho certeza de que o estado do Rio Grande do Sul também vai organizar uma excelente Soea”, salientou.

Lembrando o filósofo e educador Paulo Freire, o diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida agradeceu a participação de todos e desejou sucesso à Soea 2023. “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.”

Por sua vez, o coordenador do Cden, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira, apresentou a Carta de Goiânia em que enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento do país. “Esta é a Soea do avanço. A Engenharia, a Agronomia e as Geociências aqui se reuniram em uma clara atmosfera de grande vontade de superação nacional e coletiva. É aqui, com as observações, propostas, diagnósticos, análises e intercâmbio entre os profissionais, que se reconstrói o país. É na Soea que se constrói o futuro”, defendeu o coordenador.

Leia a íntegra da Carta de Goiânia

A próxima Soea será sediada pelo Crea-RS, em Gramado. Por isso, houve a passagem da bandeira do evento por parte de Lamartine para a presidente Nanci Walter, durante o encerramento da 77ª Soea. Em uma cerimônia marcada pela vibração e entusiasmo da delegação gaúcha, houve o reconhecimento do trabalho desempenhado pelas equipes de funcionários do Crea-GO e do Confea, e as tradições gaúchas foram compartilhadas com o público presente, que se animou com os estilos musicais Vanerão e Chula. Confira como foi a prévia da recepção sulista que espera por todos em 2023.

Diretrizes para o próximo triênio

Como acontece a cada três anos, a abertura do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) foi promovida na sequência do encerramento da Soea. Na cerimônia, o presidente Krüger reconheceu o expressivo número propostas que vieram do Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), as quais foram sistematizadas e serão debatidas em oito grupos de trabalho. O presidente também explicou a metodologia de aprovação das propostas do CNP, que servirão de norte para os trabalhos do Sistema no próximo triênio.

 

Texto: Débora Pereira, Fernanda Pimentel, Íris Valéria Azevedo e Julianna Curado
Equipe de Comunicação da 77ª da Soea Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Fotos: Marck Castro/Confea

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online