CREA participa de assinatura do Convênio – Programa Cidades Sustentáveis

O CREA/PB participou nesta terça-feira (26), na Estação  Ciência, da assinatura do convênio – Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, firmado entre a Cidade de João Pessoa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal (CEF). Em 2013, João Pessoa é a  primeira cidade a ser escolhida no Brasil e  será seguida por Recife e Curitiba. Outras cinco cidades já foram selecionadas este ano para receber a iniciativa. Além de João Pessoa, o programa será instalado em  Assunção, no Paraguai, Conca, no Equador, Cabo Haitiano, no Haiti, e Quetzaltenango, na Guatemala. Até 2014, outras cinco cidades brasileiras serão contempladas devido ao convênio com a CEF.

A Engenheira Agrônoma, Alméria Carniato, participou da solenidade de assinatura do Convênio representando o CREA-PB. Segundo a Ouvidora do Conselho, esta iniciativa vai assegurar aos cidadãos e cidadãs pessoenses  a oportunidade de viver  para caminhar rumo ao  desenvolvimento  urbano integral, com equilíbrio social, econômico e com qualidade de vida.

O convênio – Com a assinatura dos documentos, a cidade de João Pessoa foi oficialmente incluída no Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis. Como primeiro passo, uma equipe de técnicos do BID e da CEF virá até a cidade para elaborar estudos em diversas áreas e detectar quais são as principais necessidades para que a Capital paraibana possa crescer de forma equilibrada e sustentável. A pesquisa está orçada em U$ 1 milhão e vai resultar em um grande projeto estruturante.

O programa – A Iniciativa de Fomento às Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) lida com desafios em cidades emergentes da América Latina e Caribe. A meta é integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governabilidade. Dessa forma, o BID e a Caixa esperam promover o apoio a ações que proporcionem serviços básicos e garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida e emprego.