Itaporanga recebeu hoje (28) o primeiro evento preparatório para o 8º CEP

O primeiro dos seis eventos microrregionais do 8º Congresso Estadual de Profissionais ocorreu hoje na cidade de Itaporanga, no auditório da Câmara Municipal. Além dos profissionais e de estudantes da região, estiveram presentes também o Chefe da Inspetoria de Itaporanga, Ernani da Costa Diniz, o presidente da Câmara Municipal, Jacklino Porcino e o prefeito da cidade, Audiberg Alves de Carvalho.

A presidente do CREA, Giucélia Figueiredo, fez a abertura do evento e falou sobre o papel das profissões da área tecnológica nos debates de temas estruturantes para a sociedade, especialmente no que diz respeito ao tema abordado na palestra do dia, “O profissional da área tecnológica nas Ações de Convivência com a Seca”, que foi ministrada pelo Coordenador de Projetos do Ministério da Integração, José Luiz Souza. “Nós não poderíamos deixar de abordar esse tema, que está na agenda nacional e da Paraíba e é um assunto que está diretamente ligado à profissão da engenharia”, afirmou Giucélia.

Para a presidente, o grande objetivo  do Conselho é construir um CREA presente, atuante e combativo. Para a consecução desse objetivo, segundo a presidente, é importante o entendimento de que os profissionais e estudantes da engenharia são sujeitos ativos no processo de desenvolvimento do estado da Paraíba. O presidente da Câmara Municipal de Itaporanga também ressaltou a validade da temática do Seminário. Jacklino Porcino afirmou que a transposição das águas do Rio São Francisco será de fundamental importância e necessidade para os municípios da região do Vale do Piancó. ” Nossa região vai crescer e enriquecer muito mais”, arrematou o vereador.

Ao final da palestra, seguiu-se um debate, no qual os participantes levantaram questões e fizeram colocações a respeito da realidade da região e da posição dos profissionais e dos cidadãos paraibanos diante da seca, das expectativas para a transposição do São Francisco e das dificuldades encontradas para viabilizar soluções de convivência com a seca e reparo dos seus danos.

A próxima cidade a receber o Evento preparatório é Cajazeiras. O seminário ocorre amanhã (29), a partir das 8h, no auditório do UNED/IFPB.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

[nggallery id=17]

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO CEP E DOS EVENTOS MICRORREGIONAIS:

28 DE MAIO/2013 –TERÇA-FEIRA

ITAPORANGA-PB

– Auditório da Câmara Municipal – Credenciamento 08h30

– Abertura: Engª Agrª Giucélia Figueiredo – Presidente do CREA-PB

– 09h30 – Palestra: “O Profissional da Área Tecnológica nas Ações de Convivência com a Seca” Expositor: Dr. José Luiz de Souza – Ministério de Integração

– 10h30 – Debates

– 11h30 – Congraçamento

29 DE MAIO/2013 –QUARTA-FEIRA

CAJAZEIRAS-PB