Aplicativo para dispositivos móveis do CREA-PB permite realizar denúncias de obras irregulares

Está disponível para download gratuito um aplicativo para dispositivos móveis que tem por objetivo facilitar as denúncias e o acesso aos canais de comunicação do Crea-PB. A ferramenta que acaba de ser lançada pelo Conselho poderá ser utilizada gratuitamente pelos usuários dos sistemas Android e iOS. Desenvolvida pela Gerência de TI do Crea-AC, o aplicativo foi cedido ao Crea-PB e implantado em outros 14 Creas do Brasil com o apoio da Mútua.

Para o presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, o app representa um novo momento na história do Conselho. “Estamos nos situando definitivamente no século XXI e essa era uma demanda dos nossos profissionais. O acesso ao Crea-PB será ainda mais rápido e fácil. Estamos atentos a novas tecnologias que poderão trazer benefícios e aproximar os profissionais e a sociedade do nosso Conselho”, comenta.

Aragão lembra que o Crea-PB foi o primeiro Regional do Brasil a informatizar todos os seus serviços, através do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea (Sitac). “Há seis anos, implantamos o Sitac com a proposta de proporcionar interação online com os profissionais, por meio de solicitação de serviços, sem que fosse necessário vir à sede ou inspetorias. Até hoje, continuamos sendo convidados para auxiliar outros Creas no processo de implantação desse sistema. Isso demonstra a nossa vanguarda quando se trata do investimento em tecnologias que facilitarão o acesso ao Conselho”, diz o presidente. Em 2012, a chegada do Sitac mudou a rotina de tramitação dos processos, dando acesso online a serviços com a emissão de certidões de acervo, registro de pessoas físicas e jurídicas, emissão de boletos, consulta de autenticidade de documentos e emissão de ART’s.

O aplicativo

A partir de hoje, o aplicativo está acessível para download gratuito nas lojas de Apps dos sistemas Android e iOS. Vários serviços do Crea-PB poderão ser acessados através do smartphone. Um dos mais importantes é o canal de denúncias de obras e serviços, que conta com georreferenciamento e opção de anexar fotos tiradas através do próprio App ou do celular.  Ao final do cadastro da denúncia é gerado um protocolo, possibilitando o recebimento de informações sobre o seu andamento.

Segundo Josimar Sobrinho, gerente de TI do Crea-PB, o aplicativo lançado vai facilitar a relação entre os profissionais e a instituição, permitindo o acesso ao canal de denúncias, consulta de serviços, notícias e destaques, informações institucionais, contato com ouvidoria, endereço da sede e inspetorias, legislações e normas profissionais, entre outros.

O novo aplicativo também permite a consulta de profissionais registrados (por nome ou pela carteira profissional), consulta da situação cadastral de empresas, consultar a autenticidade de documentos,  os trâmites de protocolos ou localizar alguma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitir boletos e receber notícias do Crea-PB.

Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação do Crea-PB