Assinado contrato para construção da Inspetoria de Guarabira

Nesta terça-feira (13), foi assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação para construção da inspetoria do Crea-PB na cidade de Guarabira. Quem venceu o certame foi a LR Engenharia, empresa situada no mesmo município. A construção de um prédio próprio na cidade marca um novo momento na interiorização das ações do Conselho. Além do representante da empresa, estavam presentes na ocasião o vice-presidente do Crea, Adílson Dias de Pontes, o Assessor Jurídico, Ismael Machado, e Sergio Quirino, gerente de Projetos.

Interiorizar as ações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba foi, desde o primeiro momento, uma preocupação da presidente Giucélia Figueiredo. O primeiro passo foi  instrumentalizar a fiscalização em todo o estado, adquirindo novos equipamentos eletrônicos e veículos para que os fiscais tivessem condições mais adequadas, seguras e modernas de trabalho.

Em um segundo momento, o Regional investiu na formação continuada dos seus profissionais em várias cidades do interior. Entre 2013 e 2014, o Crea-PB ofereceu cursos gratuitos com temáticas de diferentes áreas de atuação. Entre elas, Mecânica dos Solos, Avaliação de Imóveis Rurais, AutoCad, GPS e Segurança do Trabalho.

A conquista mais recente em relação ao objetivo da interiorização foi a construção da inspetoria de Guarabira, que é uma das seis inspetorias do Regional na Paraíba. As demais estão localizadas em  Campina Grande, Itaporanga, Sousa, Pombal, Patos e Cajazeiras.

Por meio desta construção, o Conselho deve expandir sua atuação para as diversas localidades do estado, tendo como objetivo alcançar o maior número possível de pessoas atendidas pelo serviço fim da entidade, que é a fiscalização. A nova sede da inspetoria regional de Guarabira irá proporcionar uma melhor estrutura e abrangência dos serviços prestados a 32  municípios da região – Guarabira, Sapé, Riachão do Poço, Sobrado, Mari, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Araçagi, Alagoinha, Belém, Caiçara, Logradouro, Tacima, Araruna, Riachão, Serraria, Borborema, Bananeiras, Solânea, Casserengue, Arara, Dona Inês, Cacimba de Dentro, Duas Estradas, Sertãozinho, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Alagoinha, Cuitegi e Alagoa Grande – que correspondem a pouco mais de 10% dos municípios paraibanos.

Segundo Giucélia Figueiredo, apesar do momento de crise que o país vive em vários setores, a gestão não poupa esforços para interiorizar as ações do Conselho, de modo que sua atuação seja sentida cada vez mais em todos os estado da Paraíba. SDe acordo a presidente, a inspetoria do CREA-PB na cidade de Guarabira atendeu 1.848 pessoas em 2014, uma média de 154 pessoas por mês. “A nova sede, atendendo às exigências para garantir a acessibilidade dos usuários e espaço adequado, irá trazer melhores condições de atendimento. Além disso, o CREA-PB poderá oferecer cursos e treinamentos tanto para os profissionais como para a sociedade nas áreas de interesse do Sistema CONFEA/CREA, e promover reuniões de entidades de classe ligadas ao sistema”, afirma.

A OBRA

A construção deverá ter área total de 588,80 m² e área construída de 217,40 m², com características de edificação predial com estrutura de concreto, e a contratação da empresa inclui o fornecimento de mão-de-obra, materiais e equipamentos necessários.
O terreno em que será erguida a nova inspetoria localiza-se no bairro do Juá, em área valorizada, que abrigará outros órgãos públicos e com terreno doado pela Prefeitura Municipal através da Lei Municipal nº 1.140 de 23 de abril 2014 .