O mundo está diferenciado. Há algumas décadas a grande discussão que existia em todos os seguimentos, principalmente industriais era a escassez de energia que batia à porta. A grande preocupação era como atender às demandas de consumo de energia que a cada dia aumentava, em função do crescimento dos parques industriais e o uso cada vez maior de equipamentos tecnológicos nas residências.

O consumo de carvão mineral, o gás natural e o petróleo são preocupantes, por serem combustíveis fósseis – mesmo sendo os maiores disponíveis no mundo – não são renováveis, não acompanhando, desta forma, o elevado consumo.

As hidroelétricas exigem alto investimento e estamos enfrentando diversos problemas, principalmente no que se refere a diminuição do volume de água dos rios, o que tem inviabilizado a instalação de novas hidroelétricas.

O Crea-PB, tem sido instado  a se manifestar sobre estas questões energéticas renováveis brasileiras, por estar diretamente relacionado a diversas modalidades profissionais, que  necessitam de registro no Crea.

Desta forma, o Crea-PB optou para incluir na pauta do III Seminário de Fiscalização, o tema energia alternativas e renováveis, em Pombal, PB, nos dias 30 e 31 de outubro de 2023. Para tanto em função da proximidade da cidade de Coremas, onde se encontra um importante Parque Solar, o  tema Energia Alternativas e Renováveis resultou em uma visita técnica a empresa Rio Alto.

A visita nos estimulou a refletir sobre quatro questões que acreditamos interferir diretamente na instalação de uma Usina Solar:

– Social – alteração da mobilidade humana da população originária e vizinha e as compensações resultantes.

– Ambiental- modificações no bioma, fauna e flora bem como  degradação, ao remover com constância a vegetal nativa.

– Segurança – necessidade de garantir que a segurança do trabalho seja feita com extrema técnica e garantia de proteção da sociedade, em especial dos trabalhadores.

– Ética – respeito aos diversos compromissos profissionais, sociais e ambientais.

É importantíssimo que o Regional da Paraíba crie mecanismos eficientes para se aproximar dessas empresas, antes ou durante suas instalações, para esclarecer-lhes e convencê-las legalmente quanto à importância do registro dos profissionais e registro  das anotações das responsabilidades técnicas devidas.

O Crea-PB, como parte integrante do Conselho de Proteção Ambiental da Paraíba – COPAM  – onde tem expressivo assento –  tem aquele Conselho o dever de recomendar novos critérios para aprovação das licenças ambientais de complexos de energias renováveis e  alternativas a serem instaladas na Paraíba.

É nossa mensagem!

Pombal – PB, 31 de outubro de 2023.

Participantes do III Seminário de Fiscalização