Colégio de Inspetores se reúne em Campina Grande

Nesta quinta-feira (10), o Colégio de Inspetores do Crea-PB se reuniu na inpetoria do Conselho em Campina Grande. A reunião, que geralmente tem a presença dos representantes regionais e da Presidência, contou também com a participação da diretora nacional da Mútua, Giucélia Figueiredo. Os inspetores são os  profissionais que representam o Crea nas sete cidades nas quais o Regional tem inspetoria: Guarabira, Itaporanga, Sousa, Pombal, Patos, Cajazeiras e Campina Grande.

Antônio Carlos de Aragão, presidente do Crea-PB, abriu os trabalhos e deu as boas vindas aos inspetores. Ele trouxe informações sobre o andamento do projeto de construção das inspetorias de Pombal e Itaporanga, que deverão ser iniciadas simultaneamente em 2020. Enquanto coordenador do Colégio de Presidentes do sistema Confea/Crea e Mútua, Aragão também falou sobre a conjuntura nacional em relação à Engenharia, em especial sobre a PEC 108/2019, que pode extinguir os Conselhos Profissionais.

A diretora nacional da Mútua, Giucélia Figueiredo, também contextualizou os inspetores em relação à PEC, afirmando que é preciso que o sistema Confea/Crea e Mútua dê resposta às demandas da sociedade de modo a legitimar a sua existência e atuação. “O Crea-PB continua sendo uma referência, mas nós precisamos avançar na ofensiva. O que está em jogo é um sistema profissional fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, disse.

Em seguida, os inspetores fizeram uma rodada de exposições e demandas locais em relação à situação atual e às melhorias propostas para cada uma das inspetorias. Esse é um dos objetivos do fórum: socializar ações, padronizar e aperfeiçoar procedimentos em todas as localidades nas quais o Crea-PB atua. Para o coordenador do Colégio de Inspetores, Felemon Benigno, a evolução do Conselho neste sentido tem sido evidente.