Confea e Creas alinham ações para realizar eleição online em 2023

Representantes da CER – PB no 2º Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua

Mais de 90 representantes dos 27 Creas estão em Brasília (DF), nesta semana, para alinhar informações e se preparar para a primeira eleição geral do Sistema que será pela internet.

A Paraíba está sendo representada pelo coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER), Eng. Eletric. Martinho Nobre, coordenador adjunto José Ariosvaldo, o assistente técnico Raimundo Nonato e o assistente de TI, Adriano Makel.

No pleito programado para 17 de novembro, os votos poderão ser registrados pelo celular, tablet ou computador, por meio do site https://votaconfea.com.br.

Até 18 de outubro, o profissional poderá quitar seus débitos com o Sistema para estar apto a votar. Neste ano, serão escolhidas as seguintes lideranças:

• Presidente do Confea
  • Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas)
  • Conselheiro Federal e seu suplente representantes das Modalidades e dos Grupos/Categorias, nos seguintes estados:
    • Espírito Santo (Agronomia)
    • Goiás (Elétrica)
    • Pernambuco (Agronomia)
    • Rio Grande do Norte (Civil)
    • São Paulo (Industrial)
  • Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia
  • Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas (“Mútuas Regionais”).

Alinhamento
Durante a abertura do segundo seminário do ano, na manhã de terça-feira (19/06), o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, explicou que a agenda visa ao alinhamento e à unicidade de ações. “Façam consultas ao Confea para esclarecer dúvidas e resolver questões e, assim, garantir eleições justas e equilibradas”, orientou o conselheiro, na ocasião representando o presidente Joel Krüger. A liderança enfatizou, ainda, o papel das comissões regionais no fortalecimento da representatividade profissional. “Trabalhem com isonomia, divulgando informações para os registrados nestas eleições, que serão o maior evento democrático do nosso Sistema”, incentivou Nicoleit.

Já o coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. civ. Daltro Pereira, ressaltou a importância dos Creas enquanto operadores de normativos. “As comissões eleitorais têm uma responsabilidade muito grande na transparência e democratização das informações”, afirmou o coordenador, sublinhando que o atual seminário fortalece a parceria e o canal de comunicação entre Creas e Confea para garantir a lisura e o sucesso da votação. Presentes na abertura do evento, o coordenador adjunto, eng. agr. Daniel Galafassi, e a também integrante da CEF eng. mec. Michele Costa Ramos pontuaram que o pleito deste ano é resultado de um trabalho desenvolvido desde 2021, com foco nas eleições pela internet. Nesse período, 12 conselheiros federais e dois presidentes de Creas já foram eleitos de modo online.

Nesta quarta-feira (21/06), a programação do seminário continua com palestras sobre responsabilidades e condutas dos agentes públicos e trabalho da auditoria especializada no processo eleitoral. Já no dia 11 de julho, será promovida a terceira edição do seminário. Desta vez, para os funcionários das áreas jurídicas dos Creas. “Eles terão a oportunidade de nivelar conhecimento sobre fundamentação legal para tomada de decisão ao longo do processo”, adiantou o subprocurador João de Carvalho.