Ouvidoria

Conheça as instruções para envio de trabalhos a serem apresentados no 10º CEP-PB

Com o objetivo de pensar o papel da Engenharia no desenvolvimento regional e nacional, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) promove, nos dias 9 e 10 de julho, em João Pessoa, o Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Realizado a cada triênio, o evento oferece aos profissionais da categoria oportunidades para a avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

O CEP-PB antecede o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que também é realizado trienalmente e este ano ocorrerá na cidade de Palmas (TO), em setembro. Tanto os eventos preparatórios, como a etapa de João Pessoa resultarão em propostas formais que serão encaminhadas pela Paraíba.

Com o tema “Estratégias da Engenharia e Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, o CEP também será responsável pela eleição de delegados que representarão o Estado da Paraíba no CNP. Para tornar-se um candidato a delegado, qualquer profissional com situação regular junto ao Crea-PB pode apresentar trabalhos de interesse da Engenharia, Agronomia e Geociências, que serão avaliados por uma banca julgadora.

Eles devem ser desenvolvidos com base no tema central do 10º CNP, metodologicamente apoiado nos eixos:

a) Inovações tecnológicas;

b) Recursos Naturais;

c) Infraestrutura;

d) Atuação profissional;

e) Atuação das Empresas de Engenharia.

No dia 10 de julho, os trabalhos aprovados serão apresentados pelos seus autores, que passarão por um eleição, a qual decidirá quais deles serão os delegados da Paraíba no 10º CNP. O prazo para submissão dos trabalhos, na sede ou inspetorias do Crea-PB  é até o dia 2 de julho (das 8h às 16h30).  Todas as normas para apresentação dos trabalhos estão disponíveis no Regimento Interno do Congresso (Clique AQUI para acessar).

 

NORMAS PARA OS TEXTOS REFERENCIAIS

Os textos referenciais deverão ser focados na temática dos Congressos e, especialmente, explorar as correlações existentes entre o Exercício Profissional e os propósitos estabelecidos na Carta Compromisso. Eles deverão propiciar aos leitores – profissionais participantes do processo dos Congressos – uma visualização tão clara quanto possível dos desafios e das oportunidades que as realidades e os cenários contidos nos temas apresentam objeto do 10º CEP/CNP. Deverão também se referir às implicações das conjunturas nacional e internacional, bem como situar as responsabilidades individuais (das lideranças) e coletivas (das entidades representativas) face às questões abordadas.

Pretende-se que, com a leitura dos textos, os profissionais adquiram melhores condições de participação nos encontros Microrregionais, nos Congressos Estaduais dos Profissionais – CEPs e, finalmente, no 10º Congresso Nacional dos Profissionais – 10º CNP, quer discutindo as indicações contidas nos textos, quer apresentando proposições, quer, ainda, potencializando-se para uma maior atuação cidadã. Nesse sentido, seria muito apropriado que os textos apresentassem, quando da finalização de suas considerações, um conjunto de proposições relativas à matéria abordada capazes de servirem, pelo menos, como referências básicas do debate.

Estrutura

TÍTULO

  Estilo título 1, fonte Arial, tamanho 12, alinhado ao centro, maiúsculo, negrito e com distanciamento de texto de 8 pontos.

Espaço de 2 linhas em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

 

NOME DO AUTOR

 Nome do autor (em todos os casos, omitir títulos profissionais ou acadêmicos)

Espaço de 1 linha em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10

 

Resumo curricular de no máximo 3 linhas, indicando formação profissional, títulos de pós-graduação (stritu sensu) e vinculações institucionais atuais ( nesta ordem)

Espaço de 1 linha em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

 Endereço: Rua / Av. Nome da Rua, Número da Rua e/ ou Complemento – Bairro – Cidade – Estado – CEP – País – Telefone: (código do pais) – Código da Cidade – Número de Telefone

– Fax: (código do país) – Código da Cidade – Número de Telefone – e-mail: exemplo@informar

Espaço de 2 linhas em branco, fonte Times New Roman , tamanho 10.

 

RESUMO

 Espaço de 1 linha em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

O resumo obrigatório do trabalho será precedido do título RESUMO, no estilo título 2, fonte Arial, tamanho 10, maiúsculo, negrito. O texto do resumo utilizará a fonte Times New Roman , tamanho 10, alinhamento de parágrafo justificado, sem recuo a direita ou à esquerda e espaço simples entre as linhas. O resumo não excederá as 25 (vinte e cinco) linhas, e deverá refletir o conceito central do artigo.

Espaço de 2 linhas em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

 

PALAVRAS CHAVE (em negrito)

Poderão ser utilizadas até 5 (cinco) palavras-chave, separadas por vírgulas, sendo que pelo menos 1 (uma) deverá ser incluída como localizadora do conteúdo do trabalho, ou seja: que identifique o assunto e/ou as partes principais do trabalho. Utilize estilo normal, fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento com parágrafo justificado, sem recuo à direita ou à esquerda e com espaço simples entre as linhas.

Espaço de 2 linhas em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

 

INTRODUÇÃO

 Espaço de 1 linha em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

 

Em estilo normal, fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento com parágrafo justificado, sem sangria, com espaço simples entre linhas.

Espaço de 2 linhas em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

TEXTO

 Espaço de 1 linha em branco, fonte Times New Roman, tamanho 10.

Escreva o texto do trabalho utilizando o estilo normal, letra Times New Roman, tamanho 10, alinhamento com parágrafo justificado, sem sangria, com espaço simples entre linhas e espaço entre os parágrafos de uma linha em branco. Os subtítulos de cada seção deverão escrever-se em estilo Titulo 2, letra Arial, tamanho 10, maiúsculas, negritas, separadas do parágrafo anterior com 2 linhas em branco e do parágrafo seguinte com uma linha em branco.

Todo o trabalho deverá ser configurado em página tamanho A4 com espaço simples entre as linhas, estilo normal, seguindo a orientação de retrato (a orientação paisagem não é permitida), limitado pelas margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 3 cm. As notas de rodapé formarão parte do texto.

O texto integral do trabalho incluindo título, nomes e qualificação dos autores, resumo, palavras chave, subtítulos, conteúdo do trabalho, tabelas, figuras, fórmulas, gráficos, referências bibliográficas, deverá situar-se no tamanho de, no mínimo, 6 páginas e, no máximo, 9 páginas.

Tabelas e gráficos deverão estar numerados em seqüência, referidos no texto e devem, obrigatoriamente, estar inseridos no mesmo arquivo *.doc do texto do trabalho e não como anexos ou em folhas a parte. O uso do tabulador [tecla TAB] e da Barra de Espaços para confecção de tabelas, na função de tabulação, não é permitido. Para isto, utilizar a ferramenta tabela do processador MS Word.

Títulos de tabelas e gráficos deverão ser em negrito e estar incluídos em uma linha imediatamente anterior ou posterior e alinhados à esquerda, coincidindo com a margem esquerda da tabela ou gráfico. Deixar uma linha em branco antes e depois da tabela ou gráfico. Exemplo:

Tabela 1: Profissionais Graduados de Acordo com a UF 

PARÂMETROS GRADUADOS UNIDADE
XX X 0
XX Y 0
XX Z 0

 

Figuras / Fotografias podem ser incluídas livremente sempre e quando o arquivo *.doc zip não supere 1.440 KB. Todas as figuras, ilustrações e fotografias deverão ser referidas como figuras e obrigatoriamente devem estar inseridas no mesmo arquivo

*.doc do texto do trabalho. Também deverão ser numeradas em seqüência e referidas no texto do trabalho. Título de Figura / Fotografia deverá ser incluído na linha imediatamente anterior ou posterior a figura, em negrito e alinhado à esquerda, coincidindo com a margem esquerda da figura.

Para Fórmulas ou Equações utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, cor negra, em negrito e alinhadas à esquerda. Também deverão ser numeradas em seqüência e referidas no texto do trabalho.

Marcadores (Bullets) – Seu uso é permitido para dar ênfase e relevância a itens, tópicos e subitens.

O texto deverá ser cuidadosamente verificado e submetido ao corretor ortográfico do MS Word ou superior, no idioma português. A qualidade da redação é exclusivamente responsabilidade do autor, não estando prevista nenhum tipo de revisão. Os termos normalmente grafados em itálico poderão ser tanto compostos em itálico quanto sublinhados. Serão aceitas entrelinhas diferenciadas para destacar parágrafos ou itens com marcadores.

Ao final do texto deverão aparecer as Referências Bibliográficas, utilizando fonte Times New Roman, Tamanho 10, com alinhamento de parágrafo justificado e espaço simples entre cada referência. Ao início de cada item bibliográfico, deverá ser utilizado um espaço com o uso do tabulador.

Exemplo:

Auria R.,Frere G., Morales M., Acuña M.E. and Revah S. (2000) Influence of mixing and water addition on the removal rate of toluene vapors in a biofilter; Biotechnology and Bioengineering, vol. 68, 4, 448-455.

Bitton G. (1994) Wastewater Microbiology, Wiley-Liss, New York, 478 pp.

Cooper    P.F.    (2001)    Historical       aspects    of    wastewater    treatment,    en Descentralised  Sanitation  and  Reuse,  Lens  P.,  Zeeman  G.  y  Lettinga  G.  editores,  IWA Publishing, London, 11-38.

Insira uma quebra de página em cada página sempre que a mudança de página não seja automática. Procure, na medida do possível, não utilizar linhas em branco para forçar mudanças de página manualmente.

ACESSE AQUI O REGIMENTO INTERNO PARA MAIORES INFORMAÇÕES

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online