Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

Conselheiros federais reconhecem evolução da Mútua durante a apresentação mensal da Instituição no Confea

 

O crescimento do número de benefícios concedidos aos profissionais e o índice de reembolsos efetuados à Mútua nos últimos 18 anos foram os principais destaques da apresentação mensal da Mútua na Plenária do Confea, a penúltima da gestão atual da Diretoria Executiva, que se encerra no dia 24 de agosto. A explanação, feita em junho, foi conduzida pelo diretor-presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Pereira Calheiros, e integrou dados comparativos ano a ano. Com as informações, ficou evidente que dois fatores foram decisivos na ampliação do repasse dos benefícios aos mutualistas: o processo de descentralização da Mútua, que teve início em 2009, e a reformulação dos regulamentos dos benefícios, em 2013.

De 1997 a dezembro de 1999, o total de benefícios concedidos pela Mútua foi um pouco mais de 1 milhão e cem mil reais. Com o aprimoramento das atividades da Mútua, nos últimos anos, a Instituição tem auxiliado seus associados disponibilizando, em média, mais de 50 milhões anuais, com registro do ano passado da concessão de mais de 100 milhões e, neste primeiro semestre de 2015, do repasse de mais de 50 milhões. Esses valores estão divididos entre as onze linhas de benefícios que atendem a diversas necessidades dos profissionais.

Além desses números, Calheiros ainda mostrou os dados referentes às ações ajuizadas nos casos de inadimplência, que ao se levar em consideração os crescentes valores de benefícios concedidos, esse percentual teve uma queda bastante significativa. “Esse é um quadro importante que mostra o salto que a Mútua teve em relação às concessões dos benefícios aos profissionais. Essa análise dos valores que a Mútua tem a receber também confirma que estamos disponibilizando os benefícios com mais critério, principalmente devido à implantação da metodologia rating. Tudo isso também se deve à coragem dos diretores da Mútua de enfrentar questões relevantes que necessitavam de alterações e, também, pela compreensão do Confea e dos conselheiros que apoiaram as propostas da Mútua”, enfatizou o presidente da Mútua.

Reconhecimento

Conselheiros proferiram depoimentos acerca da apresentação da Mútua, sublinhando o perfil de atuação da atual Diretoria Executiva da Instituição. “Parabenizo a Diretoria da Mútua pela maneira altamente responsável com que vem tratando do destino da Instituição e a pela postura prudente que vem administrando os recursos oriundos das ARTs. Também destaco a transparência com que a Diretoria Executiva da Mútua tem se pautado, nos trazendo mensalmente informações sobre o desempenho da Instituição de forma detalhada e, também, levando essas mesmas informações aos diversos fóruns regionais do Sistema”, disse o conselheiro pelo Estado do Pará, engenheiro agrônomo Antônio Carlos Albério.

Seguindo a mesma linha, o conselheiro representante das Instituições de Ensino, Daniel Antônio Salati Marcondesi, comentou sobre papel da Mútua em amparar os profissionais e como esse aspecto tem sido cada vez mais evidente. “Acompanho a Mútua desde seu nascimento. Antes, mesmo com esforços das diretorias anteriores, a Instituição recebia muitas reclamações. Agora percebo, como na Agronomia, que o fruto amadureceu. Sinto que a Diretoria da Mútua realmente entende a que veio nossa Caixa de Assistência. Pelos dados apresentados, vejo que nossos colegas profissionais que necessitam de ajuda têm sido beneficiados pelos serviços da Mútua. Porque a Mútua nasceu para isso, para ajudar os profissionais que passam por dificuldades. Parabéns a todos os diretores da Mútua pelo belo e profícuo trabalho realizado”, ponderou Salati.

Tendo participado, na última semana, da 7ª Reunião das Caixas Nordeste, o conselheiro pelo Estado da Paraíba, engenheiro civil Paulo Laércio Vieira, falou sobre sua estada com os diretores da Mútua. “Fiquei bastante lisonjeado em participar da reunião e constatei pessoalmente que tudo o que vimos hoje na apresentação da Mútua é fato e notório. Percebemos isso no dia a dia das nossas Caixas de Assistência. Sabemos que temos muito a fazer ainda, principalmente no que diz respeito à interiorização da Mútua. Durante a reunião das Caixas Nordeste fui escolhido como embaixador da região para defesa da Mútua e das propostas de melhorias para a Instituição. Cumprimento os diretores da Mútua pela transparência e por sempre nos trazer esse relatório tão completo. Isso nos dá mais segurança para aprovarmos as demandas da Mútua”, reconheceu o conselheiro.

Falando em nome dos profissionais que representa, o conselheiro pelo Estado do Rio Grande do Norte, engenheiro agrônomo Mário Varela Amorim, também dispensou palavras de apoio à Direx da Mútua. “Cumprimento os diretores da Mútua pelo trabalho realizado. Como costumamos falar: ‘missão cumprida’. Contudo, os diretores da Mútua além terem cumprido a missão, eles deixarão os associados efetivamente atendidos. Observamos atualmente a importância da Mútua no cenário nacional da Engenharia e da Agronomia do País. Parabéns, em nome dos profissionais do RN, pelo zelo e seriedade que conduziram essa gestão”, afirmou.

O diretor-presidente da Mútua agradeceu as palavras de apoio dos conselheiros e já em tom de despedida, devido a estar próximo o encerramento de sua gestão, conferiu o sucesso da Caixa de Assistência a esforços conjuntos. “Essas palavras nos parabenizando são dedicadas a todo o Sistema Confea/Crea e Mútua. Todos os diretores que passaram pela Instituição, colaboradores, conselheiros, presidentes de Creas e entidades de classe são responsáveis por esse crescimento. Até 24 de agosto temos a responsabilidade de conduzir a Mútua, mas já agradeço todos que estiveram conosco nestes três anos. Cumprimos nossa missão, promovemos mudanças e quebramos paradigmas”, afirmou Calheiros.

O presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, também reforçou a mensagem de reconhecimento à Diretoria Executiva da Mútua e falou sobre o processo eleitoral da Caixa de Assistência. “Registro aqui meus cumprimentos aos diretores da Mútua pelo trabalho feito. Já estamos em meio ao processo eleitoral para escolha da próxima Diretoria Executiva da Mútua. Espero que tudo transcorra de forma tranquila”, concluiu.

PevMútua

O diretor-presidente da Mútua falou, mais uma vez, sobre a criação da PrevMútua, a Entidade Fechada de Previdência Complementar do Sistema Confea/Crea e Mútua. Calheiros fez um relato sobre o histórico do nascimento da Entidade, desde como estava sendo concedido o benefício social Pecúlio, que culminou na fiscalização da Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar e na assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta para que a Mútua efetivasse a criação dessa Entidade, até os desdobramentos de todo o processo de fundação da PrevMútua. Foram repassadas, novamente, informações com relação à estrutura da PrevMútua, enfatizando que todo o material referente a Entidade foi encaminhado ao Confea para análise. Os conselheiros ainda receberam da Mútua um pendrive com a apresentação sobre a PevMútua.

Fonte: Acme/Mútua
Fotos: Alline Abreu (Acme/Mútua)

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online