CREA-PB adere à Campanha “SOS Hotel Globo”

Nesta quarta-feira (8), O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba tornou-se a primeira entidade a aderir à campanha “SOS Hotel Globo”, idealizada pelo vereador pessoense Fernando Milanez. Com as chuvas dos últimos meses, parte da estrutura de um dos mais importantes pontos turísticos da capital paraibana foi comprometida com um deslizamento, que ameaça se agravar ainda mais e provocar o desabamento do Hotel Globo. Para discutir este assunto, a presidente do CREA-PB, Giucélia Figueiredo, se reuniu ontem com o vereador Milanez e, na manhã de hoje (9), a comissão técnica do CREA foi até o Centro histórico de João Pessoa averiguar a situação do Hotel.

A presidente Giucélia e o Assessor técnico, Corjesu Paiva, acompanhados do Geógrafo Alvarez Ribeiro – que faz parte da Comissão do Centro Histórico – fizeram uma primeira vistoria do local, interditado pela Defesa Civil, na qual  foi constatado o comprometimento da estrutura do Hotel Globo. Giucélia Figueiredo afirmou ser crítica a situação encontrada e cogitou a possibilidade de uma tragédia maior ocorrer ali, caso não sejam tomadas ações emergenciais. “Em virtude do estado deteriorado que encontramos aqui, podemos afirmar que há a possibilidade de ocorrer uma tragédia de consequências imprevisíveis nesse patrimônio histórico que pertence não só a Paraíba, mas à humanidade”, afirmou a presidente do CREA.

Segundo Giucélia, o Conselho de Engenharia e Agronomia da Paraíba irá acionar as autoridades competentes e o Ministério Público, convocando estes órgãos para uma reunião na qual devem ser pautadas medidas emergenciais, por um lado, para a preservação do patrimônio histórico secular e, por outro, para assegurar a segurança das pessoas que circulam no entorno do Hotel Globo todos os dias, já que, além dos transeuntes, a linha férrea da CBTU passa por trás do prédio.

A CAMPANHA

Além do CREA, o vereador Milanez quer a participação do Sindicato dos Engenheiros, da Academia Paraibana de Letras, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Intituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP), entre outras entidades e instituições, na campanha para restaurar o Hotel Globo.

O HOTEL GLOBO

Construído em 1928, o Hotel Globo é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Centro Histórico de João Pessoa. O hotel marcou época na primeira metade do século XX e sua arquitetura possui estilo do movimento eclético, com linhas neoclássicas, Art Nouveau e Art Decor. Em 1978, foi tombado pelo IPHAEP.