CREA-PB apoia a campanha Outubro Rosa

Outubro é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

O câncer de mama é o tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres e também o que mais leva à morte. O de colo de útero é o segundo. Quanto antes for diagnosticada a doença, maiores as chances de cura. Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o percentual de sucesso chega a 95% quando o tumor é detectado com menos de um centímetro. Dada esta realidade, o CREA-PB adere ao Outubro rosa  com o objetivo de contribuir para o movimento de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama. Profissionais da engenharia e toda a sociedade devem manter-se alerta para a necessidade da realização do autoexame como principal meio de prevenção da doença.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

 

Assessoria de Comunicação do CREA-PB