Crea-PB e Sinduscon-JP firmam parceria para otimizar fiscalização na construção civil

Segundo dados divulgados no início do ano pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), indo ao contrário dos índices da Região Nordeste, a atividade industrial da Paraíba encerrou 2014 com alta de 4,4%, e o segmento que mais se destacou foi o da construção civil. Atentos ao mercado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) renovaram um Termo de Convênio de Cooperação Técnica que trata da promoção da otimização para o trabalho de fiscalização, além da valorização do exercício dos profissionais que atuam nessas obras.

“Entendemos que é preciso agilizar e otimizar a fiscalização, como também, apoiar o Sinduscon no tocante ao exercício profissional e a regularização das empresas”, destacou Giucélia Figueiredo, presidente do Crea-PB.

Através do termo, o Conselho e o Sindicato poderão atuar conjuntamente na realização de campanhas de conscientização sobre a importância das obras estarem com a Anotação de Responsabilidade Técnicas (ART) que faz referência aos responsáveis técnicos pelos empreendimentos de engenharia, arquitetura e agronomia.

Segundo Antônio Carlos de Aragão, superintendente do Crea-PB, também faz parte do convênio, instruir e capacitar os funcionários das empresas sobre a forma de utilização dos serviços disponíveis no site do Crea-PB: “Já tivemos em janeiro a ida de um técnico do Crea para o Sinduscon, e lá foi feita uma apresentação aos profissionais de diversas empresas que atuam em João Pessoa. Em março estaremos dialogando sobre a legislação, e qual a importância do cumprimento de cada item”.

Outra proposta que consta no Termo de Convênio assinado pelas duas entidades, é que as empresas, filiadas ao Sinduscon-JP, que se dirigirem ao Crea-PB com todos os documentos exigidos e ART’s que regulamentam a obra, receberão um selo do Crea-PB. Esse selo será a garantia de que todas as exigências para a realização da obra, que são fiscalizadas pelo Conselho, foram cumpridas. Dessa forma estaremos prestigiando as empresas que atuam de forma correta e garantindo segurança à população, ressaltou Giucélia Figueiredo.

Fonte: Dani Rabelo (Ascom/Crea-PB)