Crea PB e TCE PB se reúnem para alinhar implantação do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições

A presidente em exercício do Crea-PB, Carmem Eleonôra Amorim, junto com os conselheiros, inspetores e servidores do conselho, se reuniram com o Coordenador do Espaço Cidadania Digital do TCE, o Eng. Civ. André Agra, para dialogar sobre o convênio assinado com o Crea-PB em junho deste ano.

Entre as ações previstas no convênio estão: a fiscalização do cumprimento do salário mínimo profissional, fiscalização do exercício ilegal da profissã e o treinamento para os servidores do Crea-PB sobre projeto Sagres.

Segundo o André Agra, a plataforma Sagres utiliza dados capturados com satélites e drones, apresentando todos informações relacionadas às obras que estão sendo desenvolvidas na Paraíba. Por enquanto, o sistema só tem acesso ao detalhamento de obras públicas.

Na ocasião, foi acertado que os fiscais do Crea-PB realizarão um treinamento no TCE-PB para se adaptarem à plataforma Sagres do Tribunal de Contas, por ela ser uma ferramenta complexa. Após a capacitação, servidores multiplicarão a utilização desse novo sistema para as demais Inspetorias, otimizando o trabalho feito pelos nossos profissionais.

Além das ações, estão definidos os seguintes pilares: fiscalização do salário profissional, garantindo o pagamento correto dos profissionais do Sistema; a fiscalização digital, que aponta com transparência os processos que envolvem as empresas a frente das construções, registro de ART e registro no Crea-PB, e por fim, a ética profissional, verificando orçamentos superfaturados, postura dos profissionais, assim como problemas financeiros e técnicos.