CREA-PB elabora seu Planejamento Estratégico neste semestre

Em 2015, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) dá um importante passo em direção à otimização dos serviços que presta à sociedade e aos profissionais da área tecnológica. Com a colaboração do SEBRAE e SCIENTEC (Associação para Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia), a entidade está elaborando seu Planejamento Estratégico para o período 2015/2018, um marco na gestão da presidente do Conselho, Giucélia Figueiredo.

Para marcar o início das atividades, ocorreu nesta terça-feira (22), no auditório do Senge (Sindicato dos Engenheiros), a primeira reunião do projeto, que contou com a participação de todos os servidores do Conselho. O técnico do SEBRAE, Martinho Montenegro,  e a facilitadora do PE, Aurelia Idrogo, guiaram a reunião, expondo a importância do projeto e como será executado.

O Planejamento Estratégico é um processo guiado de análise  da organização sob diversos ângulos, direcionando seus rumos e monitorando suas ações de forma concreta. Como o próprio significado da palavra indica, planejar estratégias é uma arte que requer eficiência, informações adequadas e conhecimento do ambiente. Por isso, a entidade recorreu à expertise do SEBRAE, que realiza este trabalho há anos com diversas empresas e órgãos.

Segundo Giucélia Figueiredo, a elaboração do Planejamento Estratégico no CREA-PB tem como propósito estabelecer políticas, objetivos e projetos, por meio de metas, com resultados focados nas reais necessidades do Regional. Para a presidente, um novo tempo se impõe, e com ele, a necessidade de avançar e melhorar cada vez mais.

A Controladora do Regional, Elisabete Vila Nova, também ressalta que o Planejamento Estratégico é uma ferramenta gerencial extremamente importante para as organizações. “Os programas de ação para a execução das metas e objetivos traçados irão interagir tanto com o ambiente interno – seus servidores, colaboradores e todo o corpo que compõe o CREA-PB, como o ambiente externo – os profissionais e a sociedade em geral, buscando melhorar e aperfeiçoar os seus processos e procedimentos de forma a prestar sempre um serviço mais eficiente à sociedade”, explica.

O PE terá duração de quatro meses, período no qual foi estabelecido um cronograma de trabalho, que será conduzido por um Comitê Gestor juntamente com a facilitadora do SCIENTEC através de oficinas de trabalho.

(Assessoria de Comunicação do CREA-PB)