CREA-PB fará intercâmbio com Ordem italiana de engenheiros

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) recebeu na manhã desta sexta-feira (06) representantes da Ordem de Engenheiros da província italiana de Áquila, conhecida como ODINGAQ. O encontro serviu para que os presidentes das duas entidades assinassem Protocolo de Intenções, que tem por objetivo favorecer a cooperação cultural, científica e profissional entre ambas organizações.

Na ocasião, a presidente do Crea, Giucélia Figueiredo, ressaltou a importância das parcerias firmadas pelo Conselho que, segundo ela, fortalecem a instituição e impactam positivamente os profissionais e a sociedade. “Para nós que fazemos o Crea-PB é uma honra, não só recebê-los (a delegação italiana), mas estar construindo uma ponte técnica e institucional com a província de Áquila”, acrescentou.

Distantes geograficamente e com realidades de estudos e experiência de trabalho em condições muito diversas, as duas entidades profissionais esperam contribuir para o enriquecimento cultural e técnico dos seus profissionais. “Por um lado, oferecemos a especialização no processo de reconstrução e a atenção a cada técnica inovadora que possa ser utilizada em área de elevado risco sísmico, por outro lado, vocês têm uma engenharia substancial, voltada para dar suporte a uma incrível expansão demográfica em um território que está experimentando um crescimento econômico sem precedentes”, afirmou o presidente da ODINGAQ, Elio Masciovecchio.

O engenheiro italiano também lembrou que tanto Áquila como João Pessoa são duas cidades históricas, com patrimônios a serem preservados. Masciovecchio compartilhou a experiência da entidade, que vem coordenando a reforma de edificações históricas, destruídas por um terremoto que assolou a província em 2009.

Na próxima semana, a presidente Giucélia e representantes do CREA-PB levarão a comitiva italiana ao Instituto do Patrimônio Histórico da Paraíba para dar continuidade à partilha de experiências e estratégias de preservação dessas edificações.

(Ascom CREA-PB)