Crea-PB inaugura novo prédio de inspetoria em Pombal

O Crea PB inaugurou, nessa quarta-feira (22), uma sede própria para a inspetoria de Pombal. Construído em terreno cedido pela prefeitura, o prédio tem uma estrutura ampla, que inclui um auditório, e era uma reivindicação dos profissionais da região. A nova sede se chama Engenheiro Civil Antonio Carlos de Aragão, em homenagem ao ex-presidente do Crea-PB, falecido em agosto, e que foi quem iniciou a obra.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito municipal de Pombal, Abmael Lacerda, conhecido como Verissinho; o diretor da UFCG campus Pombal, Anielson dos Santos Sousa; e o presidente da OAB subseção Pombal, Jaques Ramos Wanderley.

Representando o Confea, esteve o conselheiro federal Renan Guimarães de Azevêdo; enquanto a diretora administrativa da Mútua Nacional, Giucélia Figueiredo, representou a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Já a conselheira do Crea-PB e presidente da Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais (Apeamb), Kátia Diniz, fez parte da mesa representando as entidades ligadas à engenharia.

Uma conquista de muitos

Em seu discurso, Giucélia Figueiredo lembrou que a construção de uma sede própria em Pombal era uma luta antiga, cujos primeiros passos foram dados ainda na gestão dela como presidente do Crea-PB. “Eu e Felemon buscamos a doação do terreno pela prefeitura”, lembrou, referindo-se ao inspetor de Pombal, Felemon Benigno.

“Quando eu vi que não ia conseguir concluir, passei o bastão para Aragão”, contou Giucélia. Antonio Carlos de Aragão assumiu a presidência do Crea logo após o segundo mandato dela e foi ele quem iniciou a construção do prédio. Com o seu falecimento, em agosto deste ano, coube ao presidente em exercício, Francisco Ventura, finalizar a obra e realizar a inauguração.

Renan Azevêdo destacou que a nova sede é um importante instrumento para a descentralização da engenharia. “Nós precisamos pulverizar, ter engenheiros em todos os lugares”, afirmou.

Já Kátia Diniz ressaltou que o espaço poderá ser usado pelas entidades para promover cursos de capacitação e aperfeiçoamento para os profissionais da região, que muitas vezes precisavam se deslocar para João Pessoa ou Campina Grande para ter acesso a cursos mais avançados.

O prefeito Verissinho parabenizou o Crea-PB pela inauguração e principalmente o inspetor Felemon Benigno, que não pôde estar presente por motivos de saúde e foi representado pelo inspetor adjunto Raimundo Queiroga.

Em sua fala, o presidente em exercício do Crea-PB, Francisco Ventura, fundamentou a homenagem a Antonio Carlos de Aragão, que deu nome ao prédio. A ideia foi proposta por ele, e aprovada por unanimidade, em sessão plenária realizada no dia 18 de outubro.