Crea-PB investe na qualificação da sua equipe de fiscais

Na última semana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) realizou o I Seminário de Fiscalização 2015, com o tema: Crea e a Sociedade, uma Relação de Respeito. A atividade aconteceu no auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa, e reuniu os fiscais do Conselho que atuam na Capital, e nas sete inspetorias existentes na Paraíba.

“Quando assumimos a presidência no Crea-PB, entre as ações que implementamos está a realização, em todas as jurisdições nas quais temos representação, de cursos, palestras e seminários voltados à capacitação dos profissionais, pois entendemos que o conhecimento é a principal ferramenta para o exercício profissional. O I Seminário de Fiscalização 2015 faz parte deste processo. Temos a preocupação e o entendimento de que quanto mais qualificados estiverem os nossos fiscais melhor será o serviço prestado, e isso traz benefícios diretos para a população paraibana através de uma fiscalização preventiva, orientativa que garanta a presença de profissionais habilitados e a segurança da população, explicou a presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo.

Na programação do evento, que foi organizado pela Gerência de Fiscalização, foram ministradas palestras voltadas para a fiscalização de cada área da engenharia (Segurança do Trabalho, Elétrica, Civil , Ambiental e Agronomia), apresentados os manuais de fiscalização elaborados pelas Câmaras Técnicas do Conselho, além de um momento específico sobre o tema “Relações Interpessoais”.

O gerente de Fiscalização, Antônio César, destacou que um dos objetivos do seminário é debater com os fiscais as práticas adotadas na execução dos segmentos da engenharia, e os seus impactos em relação ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas: “Fiscalizar é um compromisso com a cidadania, pois na nossa filosofia estão inseridos os lemas: cuidar, preservar e buscar soluções sustentáveis que contribuam com a preservação do meio ambiente, e a melhoria da qualidade de vida”.

Participaram do seminário os seguintes profissionais/palestrantes: engenheira agrônoma Alméria Vitória Saraíva Carniato (Ouvidora do Crea-PB), engenheiro agrônomo e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia Edmilson Argino Borges (Crea-PB), engenheiro eletricista e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica Luiz Carlos Carvalho de Oliveira (Crea-PB), engenheiro civil e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil Hugo Barbosa Paiva Júnior (Crea-PB), engenheira ambiental e gestora do Departamento de Fiscalização Viviane Vaz Monteiro (Crea-GO), controladora Maria Elisabete Vila Nova (Crea-PB), técnico em eletrônica e agente fiscal Alvaril Gomes Júnior (Crea-SC), técnico em segurança do trabalho e agente fiscal Odirlei Carlos Gonçalves (Crea-MT), técnico em agropecuária e agente fiscal Celcimar Souza de Carvalho (Crea-DF). Também estiveram presentes o vice-presidente do Crea-PB, Adilson Ponte, e o superintendente Antônio Carlos Aragão.

O I Seminário de Fiscalização 2015 foi promovido pelo pelo CREA com o apoio do Confea/Crea e Mútua.

Dani Rabelo, Ascom Crea-PB