Crea-PB participa de palestra na UFPB sobre ética profissional

A coordenadora da Comissão de Ética do Crea-PB, eng. civ. Carmem Eleonora Amorim, proferiu palestra para turmas de engenharia da Universidade Federal da Paraíba na noite dessa sexta-feira (21). Participou ainda a conselheira do Crea-PB, eng. amb./seg. trab. Kátia Diniz.

Estudantes dos cursos de engenharia de produção, engenharia de produção mecânica, engenharia florestal, engenharia ambiental entre outros, participaram da palestra que ocorreu no Centro de Tecnologia, no campus de João Pessoa. O convite partiu da professora Sandra Marioka.

Carmem Eleonora iniciou sua fala fazendo uma apresentação do Conselho, desde a sua criação, detalhando o seu funcionamento. Em seguida, foi abordado o assunto da ética profissional, com apresentação das leis que versam sobre o tema. Também foi explicado como funcionam os processos éticos nos Creas e quais são as possíveis penalidades.

“Hoje estamos, membros da Comissão de Ética Profissional do Crea-PB, vivenciando com alunos de graduação e mestrado a Ética sob o olhar do Sistema Confea/ Crea e Mútua num workshop maravilhoso onde discutimos a dicotomia moral e ética, preconceitos, equidade,  princípios éticos, direitos e deveres do profissional, condutas vedadas, infrações, processos ético disciplinares, responsabilidades, atribuições, entre outros temas que fazem parte da Ética”, disse.

A conselheira Kátia Diniz, que também faz parte da Comissão de Ética, esteve presente e também aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do Conselho. Ela ainda ofertou algumas vagas gratuitas para o curso de Energias Renováveis que será promovido pela Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais (Apeamb), da qual é presidente.

Carmem Eleonora, Sandra Marioka e Kátia Diniz.