Crea-PB participa do maior evento da Engenharia nacional

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram, na noite desta segunda-feira (16/9), a solenidade de abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea), em Palmas (TO). No coração do Brasil, profissionais, estudantes, pesquisadores, docentes e lideranças políticas dos quatro cantos do país se reunirão durante quatro dias em um intenso intercâmbio. Acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robôs, saneamento, soberania nacional e sustentabilidade são apenas alguns dos diversos assuntos abordados na programação.

O Crea-PB participa do evento  com uma delegação composta pela diretoria, conselheiros e engenheiros representantes do Conselho. Coordenador do Colégio de Presidentes dos Creas do Brasil, o engenheiro civil Antonio Carlos de Aragão, presidente do Regional paraibano, compôs o dispositivo de honra durante a solenidade de abertura. Para ele, esta edição do evento tem uma particularidade pelo fato de que os Conselhos profissionais estão sob ameaça (em virtude da PEC 108/2019, que tramita no Congresso Nacional) e devem comprovar sua relevância perante a sociedade. “Acredito que, agora mais do que nunca, temos o dever de fazer desta Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, e posteriormente do Congresso Nacional de Profissionais, a nossa resposta à sociedade, congregando  o conhecimento técnico-científico, a atuação política – com o melhor que o sentido da palavra abarca – e o serviço à sociedade como norteadores das nossas ações”, comenta.

Presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, durante a solenidade de abertura da 76ª SOEA

Ao dar início ao evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância da Engenharia em diferentes segmentos da vida cotidiana. “Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. O crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia. Enfim, como diz uma de nossas campanhas de comunicação, ‘tudo gira nas mãos da engenharia’”, ressaltou Krüger.

O presidente aproveitou o momento para destacar a atuação parlamentar do Confea contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 108/2019, que visa alterar a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o que pode os levar à extinção. “Temos nos esforçado significativamente para evitar que esse projeto de emenda à constituição seja aprovado da forma que foi redigido inicialmente. Fomos inclusive recebidos em audiência pelo presidente do Senado para tratar exclusivamente desse assunto. Agradeço aos presidentes de Creas e das demais lideranças que também têm se empenhado e mobilizado suas bancadas. Tenho a convicção de que nossa mobilização será vitoriosa e não deixaremos que a sociedade fique exposta ao risco da desregulamentação profissional”, afirmou.

Anfitrião do evento, o presidente do Crea-TO, eng. civil Marcelo Costa Maia, afirmou que a Semana ficará marcada na história da Engenharia e da Agronomia tocantinenses. “É uma honra ver esta jovem capital sendo anfitriã do maior encontro profissional da área, colocando em pauta os temas importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e também da região”. Maia aproveitou o momento para destacar que conselhos profissionais e a Engenharia, por meio da fiscalização, são estratégicos na garantia da segurança da sociedade. “Tenham todos um bom evento e se sintam em casa”, finalizou.

Veja a programação completa

*Com informações do CONFEA