Crea-PB promove 4ª Semana Paraibana de Ética de 17 a 19 de maio

Pelo quarto ano consecutivo, o Crea-PB aproveita o mês em que se comemora o Dia Nacional da Ética (2 de maio) para realizar a Semana Paraibana de Ética, evento que discute este tema de tanta importância para a sociedade, especialmente a administração pública. Este ano, o evento passará pelas cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa, entre os dias 17 e 19 de maio, e contará com as participações do presidente do TCE-PB e do superintendente da CGU na Paraíba, entre outras presenças ilustres, para enriquecer o debate.

O evento tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre a ética e implementar ações que visem a cidadania, além de acompanhar a evolução das tendências no mundo da ética e integrar com profissionais e estudantes da área para o intercâmbio de conhecimentos e informações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/qLoG3GxXa5CmEht16.

Para a coordenadora das comissões de ética profissional dos Creas, engenheira civil Carmem Eleonôra Amorim, esta será uma oportunidade para modernizar o processo de fiscalização do exercício profissional no sistema Confea/Crea e Mútua. “O mais importante é inserir a ética profissional no seio das escolas da área tecnológica, incentivando os profissionais que ingressam no Crea a promover práticas e atitudes para uma convivência pacífica, pautada em princípios comuns, evitando possíveis infrações ao código de ética e minimizando as autuações e consequentes processos ético-disciplinares”.

O tema central do evento é “A ética como alicerce na construção das relações” e os debates serão acerca de assuntos como: como promover a ética no ambiente de trabalho; a ética e os preconceitos existentes na sociedade; compromissos do engenheiro frente à sociedade; a importância dos órgãos de controle na mobilização pelo fim da corrupção.

O ponto alto da 4ª Semana Paraibana de Ética será a mesa redonda “Promovendo a ética ao alcance de todos” com participação dos Creas da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além das universidades UFPB, Unipê e Uninassau, e de representantes do Confea.

Confira a programação completa:

Dia 17 MAIO– TERÇA-FEIRA

PATOS

Local:   Auditório da OAB-PB Subseção de Patos, situado à Avenida Pedro Firmino, 139, Centro, Patos, Paraíba

08h30     Abertura

09h        Painel: Como promover a ética no ambiente de trabalho

Engª Agrª. Giucélia Araújo de Figueiredo – Diretora Administrativa da Mútua.

Eng. Mec./Seg. do Trabalho Ieure Amaral Rolim – Coordenador Adjunto da Comissão de Ética do Crea-PB.

Eng. Mec./Seg. do Trabalho Edvaldo Nunes S. Filho – Presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba – AEST/PB

10h         Debate

10h30    Painel: A ética frente aos preconceitos existentes na sociedade.

Advª. Gislene Maciel – Presidente da Ordem dos Advogados –  Seção Patos-PB

Engª e Advª. Carmem Eleonôra C. Amorim Soares – Coordenadora da Comissão de Ética Profissional do Crea-PB

11h10     Debate

12h       Encerramento

Dia 18 MAIO – QUARTA-FEIRA

CAMPINA GRANDE

Local:  Auditório Cinema da UNIFACISA, situado à  rua Manoel Cardoso Palhano, 124-152-Itararé, Campina Grande, Paraíba

08h30        Abertura

09h – Painel: Compromissos do Engenheiro frente à Sociedade.

Eng.Civ. Osmar Barros Júnior – Superintendente de Integração do Sistema – Confea

Eng. Civ. Fabio Remy de Assunção Rios – Centro Universitário Unifacisa

09h40   Debate

10h20  Painel: O papel dos engenheiros, agrônomos e geocientistas frente às    demandas sociais.

Engª Civ. Simone Cristina C. Guimarães- Superintendente da SUPLAN

Eng. Agr. José Geraldo de Vasconcelos Baracuy – Universidade Federal de Campina Grande

Eng. de Minas Renan Guimarães de Azevedo – Coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea

11h20         Debate

12h        Encerramento

Dia 18 MAIO – QUARTA-FEIRA

JOÃO PESSOA

Local: Auditório da UNINASSAU situado à Avenida Presidente Epitácio Pessoa, Nº1201, Bairro dos Estados, João Pessoa, Paraíba.

18h     – Abertura

19h   –    Palestra: A inserção da Ética na prática da Engenharia.

Eng. Eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho – Diretor do Confea

19h30        Painel: A importância dos Órgãos de Controle na mobilização pelo fim da corrupção

Dep. Raniery Paulino – Autor da Lei n  9227/10 (Lei da Ficha Limpa da Paraíba)

Eng. Civil Fernando Catão – Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba  TCE-PB

Auditor Severino Queiroz – Superintendente da Controladoria Geral da União na Paraíba.

Engª e Advª. Carmem Eleonôra C. Amorim Soares – Coordenadora Nacional das Comissões de Ética dos Creas

20h50             Debate

21h30       Encerramento

Dia 19 MAIO – QUINTA-FEIRA

JOÃO PESSOA

Local:  Auditório da  Senge-PB, situado na rua Monsenhor Walfredo Leal 607, João Pessoa, Paraíba

08h30  –    Mesa Redonda: Promovendo a Ética ao alcance de todos

Expositores: Crea BA;  Crea DF; Crea GO ; Crea-MG; UFPB, UNINASSAU,  Crea RJ e  Crea PE .

11h30      Debate

1230h      Intervalo

14h  Cont. Mesa Redonda: Promovendo a Ética ao alcance de todos

Expositores: Crea PR; Crea RN; Crea-RS; UNIPE; Crea SC ; CGU-PB ; Crea-PB e Confea