Crea-PB realiza III Seminário de Fiscalização em Pombal

O público alvo da capacitação foram a Presidente em exercício, Diretores, Coordenadores, Superintendentes, além dos Agentes Fiscais, Gerentes, Assessores e Conselheiros das Câmaras Especializadas.

A cidade de Pombal, no sertão paraibano, foi palco do III Seminário de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB). Realizado nos dias 30 e 31 de outubro, o evento reuniu os agentes fiscais de todas as inspetorias do Conselho para um treinamento voltado ao aprimoramento de suas atividades, compartilhamento de experiências e uniformização de procedimentos.

O Seminário, que teve uma programação rica e diversificada nas diversas áreas da engenharia, foi coordenado pela gerência de Fiscalização do Crea-PB.

No primeiro dia, pela manhã, foram abordados temas relacionados à organização e aplicação das capitulações de infrações; fiscalização nas modalidades de engenharia civil, mecânica, metalúrgica e química; elétrica com ênfase nas energias renováveis alternativas (solar e eólica) e ainda sobre a postura do fiscal. No período da tarde, os participantes realizaram visita técnica ao Complexo de Energia Solar Coremas, de propriedade da empresa Rio Alto, na cidade de Coremas, Paraíba.

No dia 31, o ciclo de palestras foi voltado para fiscalização nas áreas das engenharias de Minas, Segurança do Trabalho, Ambiental e Agronomia. Foi também apresentada e aprovada por unanimidade a carta Solar de Pombal, com a realização da ginástica laboral com o professor Nerdilho Gomes, uma dinâmica teatral sobre a fiscalização com a participação tanto de Fiscais, Conselheiros Chefe de Inspetoria e a Presidente em Exercício.

“Promover atividades assim é essencial para a qualificação dos profissionais do Crea PB. Este é o último de três Seminários que nós nos comprometemos a realizar em 2023, sempre prezando em abordar temas que promovam melhorias internas e externas a fim de atingir os princípios estabelecidos pelo Sistema Confea/Crea ”, disse o Gerente de Fiscalização do Crea PB, Eng. Agrônomo, Raimundo Nonato

A presidente em exercício do Crea-PB, Eng. Civ. Carmem Eleonôra Amorim destacou a importância dos ficais, enfatizando que “Nossos fiscais desempenham um papel fundamental na manutenção da integridade de nossas profissões e na proteção da sociedade e é fundamental que estejam bem preparados para cumprir essa missão. Este seminário reflete o compromisso do CREA-PB em fornecer as ferramentas necessárias para que nossos fiscais estejam sempre atualizados e capacitados para as atividades do dia a dia em que todos os fiscais realizam”.