CREA-PB repudia afirmação de ministro sobre atraso em obras de aeroportos para a Copa

O site Uol publicou, no último sábado, entrevista com o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Nessa entrevista, o ministro responsabiliza engenheiros pelo atraso em obras de aeroporto, dizendo que estes “são ruins e elaboram projetos mal feitos”.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba repudia veementemente essas declarações e considera-as inconsequentes e inapropriadas para um ministro de Estado, integrante de um governo democrático com origem no movimento dos trabalhadores – engenheiros entre eles.

Para perceber que há uma transferência clara de responsabilidade,basta consultar o site da Infraero e perceber que, nos boletins de andamento das obras dos aeroportos, existem várias notas dando conta da “abertura de licitações”, “homologação de licitações”, “assinatura de contratos” – tudo isso acontecendo neste ano de 2013. Como se o anúncio da realização da Copa no Brasil, feito em 30 de outubro de 2007, portanto, há seis anos – não tivesse sido suficiente para que essas providências burocráticas tivessem sido tomadas. Certamente a incompetência política foi preponderante para que isso esteja ocorrendo somente agora, quando falta menos de um ano para a Copa do Mundo.

Ao afirmar “os projetos que pegamos para executar são muito ruins e temos que refazer todos eles”, o ministro demonstra desconhecer os trâmites e exigências feitas pelo próprio governo, que certamente contratou projetos básicos com objetivos puramente licitatórios e agora se vê na necessidade de elaborar projetos executivos. Não é demais relembrar que se passaram seis anos e que tudo isso já poderia estar pronto e solucionado há muito tempo.

Diante desta sitação, o CREA-PB reafirma não admitir ataques indiscriminados aos engenheiros – grandes responsáveis pelo atual desenvolvimento do Brasil – que colocam no mesmo contexto todos os profissionais do país.

FISENGE ENVIA CARTA À DILMA

Como expressão de protesto e repúdio, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) enviou carta à presidente Dilma Roussef. Veja na íntegra:

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) repudia veementemente as declarações do Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, quando ele responsabilizou os engenheiros brasileiros pelo atraso nas obras de seis dos 12 aeroportos brasileiros em capitais que receberão a Copa do Mundo no ano que vem. Moreira Franco afirmou que os engenheiros brasileiros “são ruins e elaboram projetos mal feitos”. Há que se registrar o fato de que a engenharia nacional e os engenheiros brasileiros nada devem em termos de tecnologia e conhecimento em relação a profissionais de outros países. Por outro lado, desconhecer as verdadeiras razões que culminaram com o atraso das obras e se voltar contra uma categoria que tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento nacional é um grande equívoco e absurdo. Salientamos a importância de valorização da engenharia, que deve ser considerada carreira típica do Estado, para o fortalecimento de sua função social. Por fim, Presidente, gostaríamos de reconhecer o grande trabalho desenvolvido por V. Ex.ª e respectiva equipe por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); do Minha Casa, Minha Vida; das obras de saneamento e infraestrutura que, certamente, contribuem e contribuirão para a melhoria de vida do povo brasileiro.