Ouvidoria

Crea-PB será o primeiro do Brasil a eleger presidente em plataforma on-line

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) terá eleição no dia 23 de maio e será o primeiro Crea do país a eleger um presidente de um Conselho de forma eletrônica, por meio de um site, disponibilizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, que será acessível a qualquer aparelho conectado à internet.

A tecnologia já foi testada anteriormente, visto que alguns Creas já elegeram Conselheiros Federais desta forma.

No Crea-PB, a eleição ocorre em virtude do falecimento do do seu Presidente, ENGENHEIRO Civil Antônio Carlos de Aragão, ocorrido em agosto de 2021, uma vez que ele havia sido eleito nas Eleições 2020, para um de três anos, de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023.

A nova eleição tem amparo no art. 85, do Regimento do Crea-PB, que dispõe que “ocorrendo vacância do cargo de presidente haverá nova eleição nos termos da Lei nº 8.195, de 1991, e de resolução específica, se o prazo para término do mandato for superior a doze meses”.

Já a Lei nº 8.195, de 1991 determina que “os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia serão eleitos pelo voto direto e secreto dos profissionais registrados e em dia com suas obrigações para com os citados conselhos, podendo candidatar-se profissionais brasileiros habilitados de acordo com a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966”.

No dia da eleição, o sistema de votação eletrônica poderá ser acessado pelos eleitores aptos a votar a partir das 8h até às 19h (horário de Brasília). O profissional que tiver alguma dificuldade de acesso à internet pode procurar a sede ou uma das inspetorias do Crea-PB.

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online