CREA representa a Paraíba na Conferência Nacional das Cidades

Com 82% da população brasileira morando em centros urbanos, o Ministério das Cidades realiza em Brasília, a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que teve início nesta quarta-feira (20),  no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Estima-se que a conferência receba cerca de 3.000 participantes, sendo aproximadamente 2.681 delegados e 400 observadores. O CREA-PB participa dos debates e representa o estado da Paraíba, contribuindo para a agenda do evento. São delegados, eleitos durante a Conferência Estadual das Cidades, o Conselheiro Eng. Quim. Alberto Maia e a Ouvidora Engª. Agr. Alméria Carniato.

Presidida pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, a conferência fará um balanço dos dez anos de criação do Ministério das Cidades e apresentará quatro painéis para discutir temas relacionados ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. A programação vai até domingo (24), quando haverá uma plenária sobre as prioridades do Ministério das Cidades e a homologação da eleição dos novos representantes das entidades do Conselho Nacional das Cidades.

Desde a Conferência Municipal das Cidades, em João Pessoa, o CREA participa ativamente dos debates sobre as questões urbanas, como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de até 3 salários mínimos,mobilidade urbana, entre outros. O engajamento nestes debates, segundo a presidente do CREA, Giucélia Figueiredo, faz parte da função social do Conselho que, ao contribuir com a agenda pública, propõe alternativas e soluções técnicas para a sustentabilidade das nossas cidades.