Diálogos da Engenharia pela Paraíba: Rama Dantas destaca importância do setor mineral

Nesta segunda-feira (01), a candidata ao Governo do Estado, Rama Dantas, esteve no Crea-PB para um diálogo com os profissionais e colaboradores do Conselho. O evento faz parte do “Diálogos da Engenharia pela Paraíba”, através do qual o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba e as Entidades das Classe profissionais promovem, nesta reta final de eleição, rodadas de diálogo com os candidatos ao governo do Estado. Na ocasião, também está sendo entregue documento elaborado pelo Crea-PB e entidades, contendo propostas relacionadas à área tecnológica para a gestão que assumirá no próximo triênio a administração da Paraíba.

Primeira participante do evento, Rama Dantas (PSTU), deu destaque em sua exposição à importância do setor mineral na Paraíba e à necessidade de melhor administração dos recursos naturais, sem a expropriação pelo capital estrangeiro. “As empresas pegam toneladas de titânio do nosso Estado, levam para fora, beneficiam e trazem de volta o produto muito mais caro. Estamos passando por um processo de recolonização e isso não pode ocorrer”, comentou a candidata.

Segundo Rama, seu plano de governo conta com um planejamento para a construção de obras públicas, gerido pela sociedade através de conselhos populares. “Esse plano permitirá a construção de escolas, hospitais e outros equipamentos, que terão como função começar a inverter a lógica atual, na qual a maioria produz a riqueza e a minoria usufrui”, disse.

Após a exposição e as perguntas feitas à candidata pelos profissionais presentes, o presidente do Crea, Antonio Carlos de Aragão, e a conselheira Carmem Eleonora Soares, coordenadora da Comissão de Ética do Conselho, entregaram à Rama Dantas o documento elaborado pelo Crea-PB e entidades de classe, que propõem ao futuro governador da Paraíba um conjunto de posturas e iniciativas nas áreas de engenharia, agronomia e profissões afins.

Nesta terça-feira (02), o candidato José Maranhão foi convidado para o diálogo, mas cancelou sua participação. Amanhã (03), João Azevedo participará, às 15h, e Lucélio Cartaxo, às 18h. Os “Diálogos da Engenharia pela Paraíba” ocorrem no Plenário no Crea-PB e terão limite de participantes de até 60 pessoas.

Grazielle Uchôa/ Ascom Crea-PB