Ouvidoria

Diretores da Mútua acompanham programação do Contecc na 73ª Soea

DSC00085-300x225Em Foz do Iguaçu, os eventos e a programação da 73ª Semana Oficial de Engenhariafoi intensa. Na tarde da terça-feira (30), os diretores da Mútua, Paulo Guimarães (presidente) e Jorge Silveira (Benefícios), acompanharam palestras realizadas no âmbito do Contecc na Soea. A primeira, “Revolução tecnológica: Cenários e Oportunidades ao Brasil”, ministrada pelo mestre tecnologia ambiental Marcondes Moreira de Araújo, mostrou um panorama global das tendências e rápidas mudanças tecnológicas que têm impactos na economia, além de possíveis alternativas para a melhoria da competitividade econômica brasileira por meio da educação, inovação e produtividade.

“No mundo de hoje, cada vez mais dinâmico e interligado – econômica e tecnologicamente -, pensar no futuro das nações e dos povos tornou-se um exercício complexo e desafiador. Apesar da dificuldade, navegar rumo ao futuro é preciso”, afirmou o engenheiro. Segundo o palestrante, pensar e comunicar uma visão do futuro são partes indissociáveis do exercício da liderança e da mobilização da sociedade para o desenvolvimento de um país. “Ciência transforma recursos em conhecimento. Inovação nasce em ambiente de incerteza de mercado: além de solucionar problemas e criar oportunidades, também gera e agrega valor a produtos e serviços indispensáveis para a geração de riqueza, desenvolvimento, soberania e qualidade de vida”.

Na apresentação do segundo especialista, o reitor da Universidade Mackenzie Benedito Guimarães, foi mostrado que é possível apostar e ser bem-sucedido mesmo diante da retração da economia. “Para isso, no entanto, é preciso colocar as ideias em prática e ser criativo, inovar – trabalhar sempre entre a cooperação, a coordenação e a colaboração, com foco e continuidade”, afirmou o palestrante. Segundo ele, a grande tendência mundial está relacionada à crescente interdependência, alinhamento, competição e expansão de mercados; e à globalização econômica seletiva (parcerias transatlânticas e acordos de comércio e investimentos).

Ao fim da apresentação, Paulo Guimarães entregou a Benedito,  o certificado de participação no evento. Também foram realizados dois minicursos. Um deles foi sobre gestão territorial da agricultura – tema estratégico para o Brasil, pois análises geoespaciais sobre a dinâmica do espaço-temporal da produção agropecuária possibilitam aos gestores visões e decisões estratégicas. Já o outro minicurso foi ministrado por Marlon Vaz, do Sebrae, que tratou do empreendedorismo, não sob o ponto de vista de formação de negócios, e sim da relação do empreendedorismo com o empreendedor e como, juntos, podem transformar o mundo. “Esse é o grande norte: conexão entre as Engenharias e saber de que forma elas podem contribuir com as novas tendências”.

Após as atividades foi realizada a visitação aos painéis com trabalhos do Contecc, que estão espalhados pela área do evento.

 

Fonte: Gecom/Mútua com informações do Confea

Fotos: Gecom/Mútua

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online